O prédio da Estação Férrea, que é sede da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, passou por melhorias que foram concluídas nesta segunda-feira (8). Os ajustes foram feitos na parte externa do prédio, que foi revitalizado com o objetivo de incentivar a comunidade a se apropriar do espaço, cuidando do patrimônio como se pertencesse a cada um.
De acordo com a prefeitura de Caxias, a revitalização pôde ser feita por meio da lei municipal Cultura Melhor: Sociedade Melhor, que incentiva e autoriza parcerias com pessoas físicas e jurídicas para a melhoria de bens e atividades da secretaria.
Para que o local não volte a ser alvo de vandalismo, a secretaria irá reforçar as medidas de conscientização dos moradores sobre a importância do patrimônio público, que merece ser preservado. Além disso, segundo a SMC, o cercamento eletrônico, do Ciop, servirá de auxílio para coibir a prática de vandalismo em toda a cidade. A secretaria ressalta a importância da união de esforços entre o poder público e a comunidade para manter a cidade organizada.
O prédio foi pintado com tintas doadas pela Fundação Marcopolo. Os Guinchos Vanin, por sua vez, cederam um veículo para auxiliar nos trabalhos na parte superior da estrutura. A melhoria foi executada por um servidor público da própria Secretaria da Cultura.
Como participar do Cultura Melhor, Sociedade Melhor
A iniciativa é aberta para receber propostas e ocorre como um estímulo para parcerias que gerem melhorias em teatros, galerias, cinema, museus, bibliotecas, monumentos e atividades artísticas e culturais no município.
Podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas, encaminhando as propostas de acordo com o modelo disponível no site da prefeitura. A partir disso, o bem ou a atividade doada será formalizado por meio de termo de doação.
A pessoa parceira poderá, como contrapartida, publicizar a iniciativa e utilizar o selo do programa, associando seu nome ao objeto ou serviço doado, agregando valor e dando visibilidade à marca ou ao nome.