A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou novas restrições ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Por meio da portaria nº 13.922, de 22 de fevereiro de 2024, e que foi publicada em 27 de fevereiro no Diário Oficial da União, o terminal teve a frequência de voos regulares reduzida para 28 operações semanais. Além disso, foi determina a proibição de operações de aeronaves de categoria 4C ou mais exigentes. A nova portaria entra em vigor no dia 13 de março.
Essas alterações fazem parte do mesmo processo da agência encaminhado à prefeitura de Caxias, administradora do terminal. Agora, a nova medida aplicada pela Anac será revista em 120 dias, quando poderá haver novas reduções no limite de frequência semanais caso não seja encaminhada a documentação completa relacionada ao processo de gerenciamento de risco conjunto.
Essa nova portaria também revoga a publicada em de 10 de novembro de 2023, que reduzia para 31 o número de operações semanais e proibia operações de aeronaves de categoria 4C ou mais exigentes.
No entanto, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, afirma que essa nova medida da Anac não interfere na operação atual do Hugo Cantergiani. Segundo ele, a frequência de voos semanais chega a 22 operações, mas não se trata de um número fixo, uma vez que em algumas semanas pode ser maior ou menor.
— É documental, burocrático, temos sim que elaborar os documentos e entregar à Anac, mas isso já está em andamento, está sendo realizado — explicou, sem querer informar o conteúdo, apenas afirmando que não se trata de assunto estrutural.
O titular da pasta ainda destacou que as equipes seguem na elaboração dos documentos, e que ele se debruçará ainda mais sobre o tema a partir de segunda-feira (4).
— Quando a gente está produzindo alguma coisa, eu prefiro concluir a produção para depois mostrar. Não é somente documento, estamos elaborando todo um plano de trabalho que esse aeroporto nunca teve, um plano de intervenções que nunca teve — finalizou.