O km 63 da RS-122, no ponto onde operava o antigo pedágio de Farroupilha, terá modificações de trânsito a partir dos próximos dias. O trecho está passando por obras de ajuste de traçado, com entrega prevista para a próxima sexta-feira (15).
De acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), serão modificados cerca de 300 metros em frente ao Pelotão Rodoviário da Brigada Militar. O objetivo é suavizar o traçado para reduzir o risco de colisão de veículos contra a unidade de policiamento, especialmente de caminhões. Dessa forma, será possível aumentar a segurança, tanto dos motoristas quanto dos policiais.
Atualmente, o ponto conta com um canteiro central alargado, que abriga um retorno em cada sentido. Isso exige uma leve curva à direita nas pistas de ambos os sentidos, semelhante ao que ocorre em uma rotatória. No sentido Caxias-Farroupilha, o ponto também conta com um aclive, que impede a visualização da estrada a longa distância e exige maior cuidado dos motoristas.
A nova pista está sendo construída em um espaço antes ocupado pelo canteiro central, que seguirá existindo. Dessa forma, a pista no sentido Caxias-Farroupilha terá um traçado reto e uma das faixas atuais, em curva, será utilizada para acesso ao pelotão rodoviário. As alças de retorno existentes no ponto também serão utilizadas exclusivamente pelas viaturas policiais. De acordo com a CSG, a pista de sentido Farroupilha-Caxias não será alterada.
— Será um trecho que garantirá melhor trafegabilidade e segurança a toda comunidade — afirma o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
A atual configuração do trecho, com alças de retorno, foi implantada em setembro de 2019, após um ano e dois meses de obras voltadas para a remoção das cabines e da cobertura do antigo pedágio. Realizadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a intervenção custou cerca de R$ 600 mil e tinha como objetivo se tornar um novo acesso ao bairro Forqueta. Por mais de uma vez a comunidade chegou a cobrar agilidade na conclusão da obra, uma vez que os retornos no canteiro central oferecem mais segurança aos motoristas.
No entanto, o antigo acesso, junto à Avenida Arthur Perottoni, que exige o cruzamento da pista de sentido Farroupilha-Caxias, nunca foi fechado. Isso faz com que o acesso mais arriscado acabe sendo mais utilizado do que as alças solicitadas pela comunidade.
As novas modificações, realizadas pela CSG, tem custo estimado de R$ 450 mil e são pagas e executadas pela concessionária.