A prefeitura de Carlos Barbosa está com inscrições abertas para interessados em integrar o elenco da encenação da Paixão de Cristo. Tradicional no município, o evento, que une arte e religiosidade, ocorre graças à colaboração da comunidade. O teatro a céu aberto, como é chamado, será realizado no dia 29 de março, sexta-feira, por volta de 16h.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), Eliseu Demari, diz que as vagas para os papéis principais, como o de Jesus Cristo, Maria e José, já estão preenchidas e ensaios já são realizados. A busca é por pessoas interessadas para incorporar a figuração como o povo da época. Serão disponibilizados figurinos para os participantes.
Quem desejar participar pode entrar em contato com a Proarte pelo WhatsApp (54) 3433-2181. Serão aceitas inscrições até a véspera, dia 28 de março, mas, se por ventura alguém deixar para a última hora, também pode combinar a participação no dia do evento. A expectativa é de reunir ao menos 300 atores voluntários. A última edição da encenação da Paixão de Cristo foi em 2022. No ano passado, houve o cancelamento em função da chuva.
A encenação da Paixão de Cristo ocorre logo após uma celebração na Igreja Matriz de Carlos Barbosa. O espetáculo é realizado em movimento, em um percurso de três quilômetros até o Morro Calvário, no bairro São Paulo. Há momentos de parada, música e oração.
Um dos pontos altos é o final, já no anoitecer, quando ocorre a encenação da crucificação e ressurreição de Cristo no topo do morro. São cerca de quatro horas de espetáculo e a expectativa é de atrair um público de aproximadamente 3 mil pessoas.
— É um evento de multidão, por isso, sempre pedimos que as pessoas venham com roupas leves, tênis e se hidratem. É uma manifestação de fé, arte e até de certo sacrifício pela data — diz Demari.