Faltando pouco menos de um mês para a Páscoa — em 2024 será no dia 31 de março — quem caminha pelos corredores de mercados em Caxias do Sul já encontra diversos produtos alusivos à data comemorativa. Há estabelecimento que, inclusive, começaram a divulgação ainda na metade de fevereiro com o objetivo de atrair os consumidores mais apressados.
E essa possibilidade de já encontrar os produtos nas prateleiras chama a atenção. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios Caxias do Sul (Sindigêneros), Volnei Basso, isso é uma estratégia dos próprios comerciantes e, conforme ele, não há uma data definida ou acordada para as montagens nos corredores de mercados.
— Normalmente não é colocado tanto tempo antes (os ovos, por exemplo). E um dos motivos que se coloca mais próximo da Páscoa é em função do clima, porque nós temos problemas com o calor, e também é um produto em que o consumidor não antecipa muito as compras. Ele é de época, tanto que o pico das vendas é a última semana.
O Sindigêneros não faz pesquisas para avaliar como devem ser as vendas de Páscoa em Caxias e a da Câmara dos Dirigentes Logísticas (CDL) é feita somente mais próxima da data. Ou seja, as entidades afirmam que ainda é cedo para traçar um panorama de como as vendas devem se comportar nesse ano.
Um dos mercados que já conta com produtos de Páscoa nas prateleiras é o Super Apolo, na Rua Sinimbu, no centro de Caxias. Os produtos foram colocados ainda antes do final do mês de fevereiro e, conforme o presidente do grupo, que também é presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antonio Cesa Longo, o foco principal são as crianças:
— As crianças são as primeiras a serem motivadas e cada vez mais a indústria trabalha com menos personagens infantis em função de royalties (quantia paga aos donos da marca). Com isso, e com o aumentos dos custos, tem diminuído bastante a variedade e quantidade de produtos. Então nós antecipamos a exposição para dar uma oportunidade para as crianças de poderem escolher os seus preferidos. E, claro, isso acaba estimulando os outros consumidores.
Conforme Longo, a Páscoa é o primeiro grande evento do ano. Ele destacou que 40% das vendas de ovos e chocolates nesse ano será registrada de agora até a Quinta-Feira Santa (28). Mas o empresário acredita que o pico deva ocorrer na Sexta-Feira Santa (29) e o Sábado de Aleluia (30).
— Acho que, nesse ano, podemos ter um crescimento de vendas na casa dos 15% se comparado com o ano passado em todo o Rio Grande do Sul — adianta.
Marca própria e opções para os revendedores
Quem também está apostando na divulgação antecipada para atrair os clientes é o Via Atacadista, na Rua Mateo Gianella. O atacarejo, controlado pelo Grupo Passarela de Santa Catarina, conta com opções para clientes finais e também para possíveis revendedores. Os primeiros ovos de chocolate já eram encontrados nas prateleiras ainda na metade de fevereiro.
Conforme o gerente da unidade de Caxias do Sul, Cleberson Torres Ribeiro, o perfil dos consumidores é bastante diverso, e ainda não é possível traçar um panorama de quanto cada um vai investir nas compras. Para 2024, o atacarejo está apostando na produção própria de ovos de Páscoa para atrair os clientes. Os produtos são da marca "D’Lena", a mesma que fabrica os itens da padaria e é uma homenagem a uma das fundadoras do empreendimento.
— (Os diferenciais são) ter exposto antes, mostrar nossa marca própria, nossa qualidade, o preço competitivo — destaca.
Sobre os clientes finais, ele acredita que a grande maioria ainda está no processo de pesquisa, e que as maiores vendas para esse público devem acontecer mais próximo da Páscoa. Já para os revendedores, as opções são diversas, como coberturas, recheios, bandejas e outros itens que auxiliam nas produções caseiras. Ao todo são cerca de quatro mil produtos alusivos à Páscoa espalhados pelos corredores da unidade caxiense.
A corrida pelo presente perfeito
Se os comerciantes começaram cedo a venda dos produtos relacionados à Páscoa, os clientes também iniciaram sua corrida pelo presente perfeito de forma antecipada. No último final de semana, Sirlei Soares, 64 anos, aproveitou para circular em alguns mercados na busca de um guloseima para presentear o neto de quatro anos no próximo dia 31.
Segundo ela, nos últimos anos ela tem buscado se adiantar para não correr o risco de ficar sem o produto que deseja. Sirlei ainda estava fazendo a primeira pesquisa para saber exatamente o que dar ao neto, mas já tinha algumas ideias em mente:
— Assim a gente compra com mais tempo e geralmente encontra o que queremos. Deixando para os últimos dias geralmente não tem. Eu queria ver (ovos de) personagens dos desenhos da TV — explicou ela sobre a busca.