Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o último desfile cênico da 34ª Festa Nacional da Uva na noite de sábado (2). Ao todo, foram seis apresentações desde o dia 15 de fevereiro, que levaram um público total de 64 mil pessoas à Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, onde foram realizadas as apresentações.
E o último corso teve emoção de sobra. As 13 embaixatrizes e parte dos 1,2 mil figurantes, de 51 grupos artísticos, além de nove comunidades caxienses representadas, estiveram em frente à Catedral Diocesana acompanhando as falas da rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. Além disso, outra quebra de protocolo em relação às cinco apresentações anteriores, foi a passagem de integrantes da Comissão Comunitária pela via, como forma de reconhecimento ao trabalho realizado em prol do evento.
Para completar a despedida, o Grupo Girotondo se apresentou e colocou os presentes para dançar nas calçadas e pelas arquibancadas espalhadas ao longo da Rua Sinimbu.
Os desfiles desta edição foram inspirados nos sonhos dos imigrantes que chegaram à Serra em 1875, deixando a Itália projetando uma realidade fantástica para fugir da fome, em uma travessia de muito sofrimento e angústia que os esperava até o Brasil. Divididos em três partes, os trabalhos começaram pela ala Cucagna andove se sogna, uma fusão do mundo imaginário atrelado à vida real. Em seguida, Cucagna andove se magna trouxe a concretização dos sonhos. Por fim, Cucagna andove se fà festa marca a alegria da realização de tudo que encontraram e vivenciaram.
A 34ª Festa da Uva se encerra às 22h deste domingo (3), no Parque de Eventos. Até lá muitos atrativos artístico-culturais ainda esperam pelos visitantes.