Entraram em funcionamento a meia-noite deste sábado (30) os cinco novos pórticos de pedágio no modelo free flow, com cobrança eletrônica e sem cancelas, na Serra e no Vale do Caí. Eles estão na RS-122, RS-446 e RS-240, todas administradas pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
Na manhã deste sábado, percorremos a RS-122 em direção ao pórtico instalado em Farroupilha, no km 45,5 da rodovia estadual. Ao longo do percurso foi possível perceber que há placas de sinalização a dois quilômetros da estrutura, placa com os valores das tarifas e painel luminoso orientando os condutores sobre a proximidade do pedágio. O fluxo de veículos fluía normalmente e sem lentidão.
Cerca de nove quilômetros para frente, no sentido Serra-Capital, há uma base da CSG, no km 36,1, em Bom Princípio. Até as 9h30min, mais de 10 pessoas haviam passado por ali para tirar dúvidas, entre elas o morador de Garibaldi Marcos Bueno Ferreira, que pediu ajuda para a instalação do aplicativo para efetuar o pagamento. Ele não sabia que a nova modalidade começava neste sábado. Mesmo assim, considera positiva a nova modalidade.
— A princípio sim, porque não vai dar tanto congestionamento em feriados (por exemplo), creio que o fluxo despacha mais rápido — disse ele, que aproveitou para cadastrar o carro e a moto com auxílio das atendentes da base operacional.
Os outros pórticos que iniciaram a cobrança neste final de semana estão em Ipê (km 151,9 da RS-122), Carlos Barbosa (km 6,5 da RS-446), São Sebastião do Caí (km 4,6 da RS-122) e Capela de Santana (km 30,1 da RS-240). Eles se juntam à estrutura instalada em dezembro de 2023 no km 108 da RS-122, em Antônio Prado, o primeiro da gestão da concessionária nas rodovias gaúchas. Já a antiga praça de pedágio em Portão, no km 0 da RS-122, foi desativada às 23h de sexta-feira (29).
As bases operacionais, que servem para dar suporte aos motoristas, estão na RS-122 (no km 151,7 em Ipê, no km 99,5 em Flores da Cunha e no km 16 em São Sebastião do Caí), uma na RS-453 (no km 118,6 em Farroupilha) e outra na RS-240 (no km 24,8 em Capela de Santana).
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, afirmou que o número de veículos que passou pelos pórticos nessa largada de cobrança foi baixo, principalmente pelo horário que iniciou a cobrança. Essas estruturas já estava instaladas desde janeiro e funcionando em modelo de teste. Na visão dele, os motoristas já estava preparados para a cobrança:
— A entrada do sistema foi bem tranquila, foi dentro do esperado.
Segundo o diretor-presidente da concessionária, obras para a retirada da antiga praça de pedágio que ficava em Portão devem ocorrer ao longo deste segundo ano de gestão da CSG. Neste momento o local está com as cancelas erguidas, a exemplo do que foi feito em Flores da Cunha no ano passado, e também foram instaladas sinalizações.
Formas de pagamento e valores
A quitação dos valores deve ser feita em até 15 após a passagem do veículo pelo pórtico, podendo ser feita de quatro formas: por meio de tag, no aplicativo "CSG FreeFlow", pelo site ou nas bases de atendimento ao cliente da concessionária. Vale lembrar que a concessionária não emite boletos. Em caso de não quitação, o motorista receberá um multa no valor de R$ 195,23 por evasão, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os valores dos seis pórticos do free flow variam de R$ 8,60 a R$ 12,30 para veículos de passeio, e podem ser conferidos no site da CSG. As tarifas são definidas pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), com base no contrato de concessão e os preços são revisados anualmente.
Como funciona o free flow
O free flow identifica a placa e as características do meio de transporte sem a necessidade de parar ou mesmo reduzir de velocidade. As câmeras instaladas nas estruturas dos pórticos reconhecem a altura, a largura e o comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos. Durante a noite e em dias com neblina, por exemplo, o pedágio funciona normalmente, já que os sensores operam até mesmo em situações de baixa visibilidade.