As aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, no bairro Parque Oásis, em Caxias do Sul, seguem suspensas nesta quinta-feira (14). A instituição de ensino é vizinha do Centro de Triagem de Sucatas (CTS), estrutura que foi consumida pelo fogo na manhã de quarta-feira (13). As aulas haviam sido canceladas também na quarta.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação de Caxias, a direção da escola avaliou manter a suspensão porque não pôde entrar na escola e fazer uma avaliação das condições do local. A expectativa é que a equipe da instituição possa acessar a estrutura na manhã desta quinta-feira e fazer a limpeza do espaço, que pode ter sido afetado pela fuligem da fumaça.
Ainda segundo a Smed, será avaliado se será possível retomar as aulas no turno da tarde desta quinta-feira. Estão matriculados na escola 199 estudantes.
O incêndio na reciclagem foi controlado no fim da tarde de quarta-feira e segue o trabalho de rescaldo. Ao todo, foram utilizados três caminhões dos bombeiros e um do Samae. No último relatório, da manhã desta quarta-feira (13), os bombeiros já haviam utilizado mais de cem mil litros de água. As chamas iniciaram por volta das 5h30min.
Durante a tarde teve o início de rescaldo, realizado por 25 bombeiros com o apoio de máquinas da prefeitura. Não havia ninguém no pavilhão no momento em que as chamas começaram. No interior da CTS foram destruídos caminhões, empilhadeiras e máquinas.
A companhia funcionava há 20 anos em Caxias e a sua matriz é em Canoas. A CTS compra materiais de cooperativas e de outras empresas dos mais diversos segmentos.