Correção: o selo comemorativo será utilizado em documentos e artes da prefeitura, e não será usado pelos Correios, como publicado das 18h44min de 28 de fevereiro e 13h34min de 29 de fevereiro. O texto já foi corrigido.
Em ato no Monumento Nacional ao Imigrante, que nesta quarta-feira (28/02) completa 70 anos, foi dada a largada nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou o decreto que institui a comissão executiva oficial das celebrações. Também foi lançado o selo comemorativo à data, criado pela prefeitura com base na chegada dos imigrantes em 1875.
Responsável pela organização das celebrações ao longo de 2024 e 2025, a comissão executiva é presidida pela Universidade de Caxias do Sul e composta pela prefeitura, Secretaria Municipal da Cultura, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), Comitato Degli Italiani All’Estero e Associação Piccola Itália de Caxias do Sul.
A divulgação do cronograma oficial da comemoração é prevista para 20 de março, Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul. Outras 40 entidades, empresas e pessoas integram a comissão e também participaram da solenidade. A celebração contou com a execução do Hino Nacional e também o hino da Itália pelo Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, acompanhado pela percussão.
Durante o evento, o prefeito Adiló Didomenico falou sobre o papel dos imigrantes no desenvolvimento para Caxias do Sul.
— É momento de reverenciar a saga de um povo que desafiou tudo, veio para cá e construiu esta metrópole que hoje é a segunda cidade do Rio Grande do Sul, um exemplo de perseverança, de luta, de acolhimento e de construção coletiva de tantos povos que vieram para cá — salientou.
Para registrar a solenidade, as autoridades presentes se dirigiram até as escadarias do monumento para realizar uma releitura da fotografia de 1954, na inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante.
Calendário da UCS
O Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) elaborou o calendário de eventos da UCS que celebra o sesquicentenário, apresentado em janeiro deste ano. O primeiro de uma série de lançamentos editoriais, apresentações culturais e seminários ocorre em março. Um dos destaques da programação é o lançamento do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, edição bilíngue (português e italiano) da Editora da Universidade de Caxias do sul (Educs) com cerca de 600 páginas, marcado para o dia 20 de maio de 2025 – dia oficial do sesquicentenário.