Caxias do Sul registrou nesta sexta-feira (9) o segundo caso de dengue autóctone, ou seja, contraído na cidade. O paciente é um homem morador do distrito de Vila Cristina. O exame positivo foi confirmado pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Também já foram confirmados oito casos de dengue importados neste ano na cidade.
Conforme a Vigilância Ambiental em Saúde, 102 focos do mosquito Aedes aegypti já foram identificados e eliminados em 2024. Assim, estão sendo intensificadas as ações de combate ao mosquito. Somente em janeiro, foram realizadas 13.446 visitas domiciliares, cerca de 2 mil a mais que a média mensal de 2023.
A cada caso suspeito ou confirmado de dengue, tanto autóctone como importado, é realizada a aplicação de inseticida aerosol, que age para matar o mosquito adulto. Nas próximas semanas, a Vigilância Ambiental em Saúde deve ganhar a parceria da Guarda Municipal, para utilizar drones para observar áreas com grandes pontos com água parada, como caixas d’água e piscinas não utilizadas.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressalta que a comunidade caxiense deve auxiliar no combate ao mosquito.
— Embora se fale mais de dengue no verão, esse combate nunca para. E esse trabalho contra o mosquito não consegue ser realizado somente por nós, precisa ser coletivo. Por isso é que insistimos, mais uma vez, que a população reserve 10 minutos por semana para observar a sua casa, o seu pátio e ver onde tem água parada. Se cada um fizer um pouquinho, nós conseguiremos contornar essa situação e evitar que mais pessoas sejam contaminadas — disse Daniele.
Bairros com mais focos do mosquito
- Reolon: 26 focos
- Cruzeiro: 16 focos
- Marechal Floriano e Pio X: 8 focos cada
- Esplanada: 7 focos
- São Leopoldo: 5 focos
- Fátima: 4 focos
- Centro, Colina Sorriso, São Luís da 6° Légua, Tijuca: 3 focos cada
- Charqueadas II, Vila Mari: 2 focos
- Bela Vista, Charqueadas I, Cristo Redentor, Floresta, Kayser, Mariani, Medianeira, Pioneiro, Planalto, Sagrada Família, Santa Catarina, Santa Lúcia Cohab: 1 foco cada
Cuidados com o mosquito
- Não deixar lixo espalhado, em local próprio ou via pública, que possa acumular água.
- Pneus em desuso precisam ser mantidos em locais secos.
- Armazenamentos temporários de água não podem ficar expostos.
- Caixas d'água precisam ficar fechadas.
- Piscinas precisam ser protegidas quando não usadas.
- Potes com plantas precisam ficar secos ou preenchidos com areia e serem lavados semanalmente.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul