A Guarda Municipal ampliou sua atuação nas escolas de Caxias do Sul em 2023, com a realização de 6,6 mil rondas por meio da Guarda Escolar. Esse número é 340% superior ao de 2022, quando foram 1,5 mil. Além disso, foram mediados 49 conflitos e atendidas 63 ocorrências. Os dados foram divulgados na sexta-feira (2) no balanço anual da corporação.
No ano passado, também foram desenvolvidas mais de 130 ações como palestras, orientações e atividades nas escolas municipais por meio do Centro de Ações Preventivas (CAP). Conforme o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a Guarda Municipal intensificou as rondas noturnas nas 83 escolas municipais. Essas ações nas instituições de ensino devem ser ainda maiores no início do ano letivo de 2024, marcado para o dia 19 de fevereiro.
Além da atuação nas escolas, em 2023, a Guarda realizou 253 conduções de pessoas à delegacias, 88 a mais que no ano anterior. Também foram capturados 31 foragidos, mais do que o dobro de 2022, quando foram 12. A corporação ainda apreendeu três armas de fogo no período.
— No contexto geral, se analisar os números, houve um crescimento muito grande. Inclusive, tivemos um atendimento muito maior de demandas no 153 — disse o secretário.
Conforme o balanço da Guarda Municipal, em 2023 a corporação recebeu mais de 21,6 mil ligações. Durante o ano, foram mais de 2,7 mil fiscalizações em áreas públicas, 70 atendimentos da Lei Maria da Penha, 825 apoios ao Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e 84 apoios para oficiais de justiça e mais de 260 em secretarias e órgãos do município.
O secretário de Segurança Pública de Caxias ainda destacou que em 2023, ao lado da Fiscalização de Trânsito, a Guarda Municipal conseguiu dar uma maior atenção às demandas de perturbação do sossego público, principalmente na Estação Férrea. E, para ele, a instalação do Centro Integrado de Operações (CIOp), em outubro de 2023, auxiliará em números ainda melhores em 2024.
— É mais uma ferramenta que vem e que o município fez esse investimento, onde tem a participação de todos os órgãos de segurança, e a Guarda Municipal está lá também. É um Centro Integrado muito completo.
A Guarda Municipal participou, no ano ano passado, de 514 operações integradas com a Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Trânsito e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. A GM, por meio da Patrulha Ambiental, também orientou mais de mil banhistas em áreas proibidas para a prática e atuou em mais de 22 mil ações. O Grupo Tático com Motos atuou em 94 operações em que a guarda foi chamada para mais de 2 mil atendimentos de disparos de alarmes.