O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul divulgou o balanço da Operação Black Fraude, realizada em 24 de novembro, dia do auge das promoções da Black Friday. No total, 13 empresas foram notificadas. A ação teve como objetivo coibir práticas abusivas e publicidade enganosa, comuns na data marcada pelos descontos.
Foram constatados indícios da prática conhecidas como "maquiagem de preços" ou propaganda enganosas, onde produtos ofertados durante a campanha Black Friday repetiam os preços praticados pela loja nos meses anteriores. Outros tiveram aumento de preço em comparação ao praticado no mês anterior à campanha promocional. Já algumas lojas aumentavam o valor antes da data e depois simularam que o produto estava com descontos.
As empresas autuadas estão sujeitas à aplicação de multa que, para empresas de grande porte, podem chegar a cerca de R$ 50 mil. As instituições terão 10 dias para apresentar defesa das acusações. Os nomes dos estabelecimentos notificados não são divulgados, mas entre eles estão redes varejistas, lojas de eletrônicos e tecnologia e redes farmacêuticas. Os produtos com maior divergência nas ofertas foram eletrônicos e eletrodomésticos.
Segundo o Procon, a divulgação dos resultados desta edição levou mais tempo devido ao longo tempo de checagem, coleta de dados e averiguação de cada empresa notificada. O órgão de defesa do consumidor realizou ações preventivas desde o mês de setembro. Fiscais da unidade caxiense foram às ruas da cidade para registrar os preços das lojas. Os dados coletados foram guardados e a equipe retornou no dia de maior promoção para verificar os preços praticados. No ano anterior, 2022, esse trabalho de prevenção também foi realizado e flagrou cinco redes varejistas com preços irregulares.
Segundo Jair Zauza, coordenador da unidade caxiense do Procon, o aumento de casos em relação ao ano de 2022 foi fruto do maior tempo de coleta de informações, além de uma área maior de cobertura dos fiscais no dia da operação.
—Na edição de 2023, começamos a recolher dados já em setembro, assim possibilitando uma maior base de dados para comparação. Isso veio ao encontro com a ampliação da nossa cobertura de fiscalização — destaca o coordenador.
Caso a população perceba alguma irregularidade, há a possibilidade de encaminhar denúncias através do site da instituição, devido ao incêndio ocorrido na madrugada desta terça-feira (11) no prédio do Procon, o atendimento presencial e o telefone 151, além do WhatsApp 54 9 9929.8190 estão indisponíveis.