A sede do Procon de Caxias do Sul foi atingida por um incêndio na madrugada desta quinta-feira (11), o que impacta o atendimento presencial aos consumidores no município. As chamas começaram por volta da 0h18min, no térreo do edifício na Rua Visconde de Pelotas, na área central.
Além do Procon, funcionam no endereço a Casa da Cidadania, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os conselhos municipais da Pessoa com Deficiência, da Comunidade Negra, da Mulher, da Saúde, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Defesa dos Direitos Humanos, da Educação e da Alimentação Escolar. Todos estão com funcionamento suspenso no local.
Segundo a prefeitura, o fogo começou no espaço de um dos conselhos, no primeiro piso, e danificou a fiação elétrica e a rede de telefonia. Desta maneira, o atendimento presencial e por telefone está temporariamente suspenso. Os consumidores podem abrir reclamações no site proconcaxias.com.br. Somente depois da avaliação dos estragos será possível estimar uma data de normalização do atendimento.
— Está cheio de fuligem nas mesas, as vidraças estão quebradas, até porque foi necessário para a entrada dos bombeiros. Não há a mínima condição de trabalho. Tinha quase um palmo de água lá dentro quando eu entrei, então todas as mesas, os computadores, tudo está molhado — explica o coordenador do Procon, Jair Zauza, que diz ainda que não é possível, por enquanto, avaliar os danos na sala.
O coordenador acredita que o incêndio possa ter sido causado por um curto-circuito:
— O prédio fecha às 17h, depois disso ninguém mais entrou. O fogo começou na sala onde funcionava o Conselho Municipal dos PCDs.
Mudança de sede está prevista para março
A mudança da sede do Procon da Rua Visconde de Pelotas, no Centro, para a Avenida Itália, em São Pelegrino, está prevista para março, segundo Zauza.
— Não temos como agilizar a mudança, principalmente pela questão de estrutura, da colocação de divisórias no novo espaço. A empresa contratada iniciará o trabalho nos próximos dias, mas ela precisa de uns 45 dias para nos entregar a sala — diz ele.