A quinta-feira (4) foi de contabilização dos estragos, em Flores da Cunha, após o temporal que atingiu o município e Caxias do Sul na última quarta-feira (3). Segundo a prefeitura, a estimativa de prejuízo na agricultura é de 40%, com pelo menos cem propriedades atingidas no interior da cidade. A informação repassada também diz que cerca de oito hectares de parreirais estão no chão. As culturas prejudicadas, além da uva, são de milho e também de morangos.
O local mais atingido pela chuva, com vento forte e granizo, é a comunidade de São João, seguida pelo bairro Pérola. Neste, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Hidelbrando Cardoso Pereira permaneceu durante toda a quinta-feira sem atendimento em razão dos estragos. Não há previsão de reabertura do posto de saúde. Por enquanto, casos de urgência são atendidos no Centro de Saúde Irmã Beneditta Zorzi, na Rua John Kennedy, 2.151, no bairro Centro.
Flores da Cunha também tem prejuízo nas estradas e vias urbanas. A RS-814, que faz a ligação do município com Nova Pádua, permanece bloqueada. A expectativa é que a rodovia seja liberada ainda na noite desta quinta-feira. Enquanto isso, o desvio pode ser feito pela Linha 100.
O Corpo de Bombeiros entregou em torno de 30 lonas à comunidade. A secretaria de Obras e Serviços Públicos alerta que atendimentos emergenciais terão prioridade neste momento.