Duas escolas da Serra gaúcha estão recebendo investimentos do governo do Rio Grande do Sul para obras de melhorias. Os valores são destinados ao Colégio Estadual Ângelo Mônaco, em Fagundes Varela e a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, em Cotiporã, ambas dentro da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª Crop).
O Colégio Ângelo Mônaco, que tem 149 alunos, está recebendo um investimento de R$ 1 milhão para reparos gerais. A previsão é de que as obras durem 180 dias, ou seja, seis meses.
A Escola Jacintho Silva, com 53 estudantes, por sua vez, recebe um montante de R$ 1,2 milhão para recuperação de paredes, vedações, esquadrias, telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, forros e pinturas. Os serviços também devem durar 180 dias.
De acordo com o Governo Estadual, o atendimento das escolas ocorre por meio da contratação simplificada, modelo que agiliza à manutenção dos prédios escolares. Nesse sistema, implantado em março de 2024 pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), as licitações são feitas por lotes, conforme a área de abrangência das Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (Crops). Não é preciso fazer uma licitação para cada reforma.