CORREÇÃO: O Samae evitou o desperdício de 9,7 bilhões de litros de água, e não de 9,7 milhões. A informação incorreta permaneceu publicada entre 12h15min de 06/01/2024 e 18h05min de 07/01/2024. O texto já foi corrigido.
Um dos principais desafios de todas as unidades de saneamento do Brasil é a redução da perda de água no caminho percorrido da estação de tratamento até às casas e imóveis. Essa realidade não é diferente em Caxias do Sul, sendo que nos últimos três anos uma série de ações foram implantadas para reduzir as perdas na captação e distribuição do recurso hídrico dentro da cidade. De acordo com o levantamento do Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto (Samae), as medidas evitaram o desperdício de 9,7 bilhões de litros de água em Caxias. Dessa forma, o Samae economizou, aproximadamente, R$ 43 milhões em tratamento.
Considerando que uma pessoa precisa diariamente de 110 litros de água por dia para atender às necessidades básicas, esse volume corresponderia ao consumo total de toda a população caxiense, estimada em 463 mil habitantes, por um período de 190 dias.
Entre as ações estão a instalação de novas válvulas reguladoras de pressão em pontos estratégicos, troca de hidrômetros e pesquisa de vazamentos para reduzir as perdas e tecnologia na operação de equipamentos. Além disso, o Samae implantou demais mecanismos como estudos para otimização dos setores de abastecimento e das pressões nas redes e também combate às fraudes e furtos de água e a substituição de tubulações antigas.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, explica que o controle de perdas de água requer a implementação de ações sistemáticas e persistentes, não sendo apenas uma tarefa pontual, mas um processo dinâmico que exige atenção constante e a aplicação de estratégias. A busca por vazamentos, por exemplo, é feita com um equipamento chamado geofone, que identifica vazamentos ocultos no subsolo com ajuda do som. A tecnologia é acompanhada do diálogo com a comunidade: a orientação dada à população é para que sempre entre em contato com a empresa tão logo um vazamento seja identificado:
— Dessa forma, as equipes conseguem responder ao chamado com mais agilidade, estancando os vazamentos no menor tempo possível — afirma Meletti.
Conforme o Samae, no mesmo período, a Superintendência Comercial substituiu 55.787 hidrômetros que já estavam com mais de cinco anos de uso, e já apresentavam falhas na marcação do consumo. Além disso, está prevista para o primeiro trimestre deste ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções.
Perdas de água
As perdas de água correspondem à diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A média do volume de perda anual vem em decrescente, sendo que em 2020 estava em 49,90% e, em 2021, 48,40%. Em 2022, o percentual baixou para 46,64%, sendo que no último trimestre a média ficou em 43,92%. Já no último ano, em novembro, a perda reduziu para 36,15%, menor índice registrado desde 2021, quando as ações começaram a se intensificar.
— O indicador de perdas de água é tradicionalmente expresso como um percentual geral, que está sujeito a flutuações devido a diversos fatores, como comportamento de consumo e ocorrências pontuais, não sendo, portanto, a única métrica para avaliar as perdas de água e, consequentemente, a eficiência do sistema — explica a engenheira ambiental e operadora de estação Raquel Samara Lemos Giacomin.
De acordo com o levantamento realizado, em 2020, as cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs), Samuara, Borges de Medeiros, Celeste Gobbato, Morro Alegre e Parque da Imprensa produziram 1.409 litros de água por segundo. Em 2023, 1.346 L/s foram tratados. Observou-se que não houve redução no consumo, mas, mediante o trabalho feito, foi possível retirar menos água dos mananciais, em uma economia de 63 L/s. Em volume, esse número representa mais do que a vazão que sai da ETA Borges de Medeiros para abastecer a área Central da cidade que possui 1.948 ligações.