O antigo prédio da Cooperativa Nova Aliança em Caxias do Sul, localizado na Rua Feijó Júnior, no bairro São Pelegrino, deve ser demolido em breve. A ação já deveria ter ocorrido antes, mas o pedido para executar a derrubada do imóvel venceu no dia 3 de janeiro. Nesta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) recebeu um representante da cooperativa que foi retirar uma comunicação sobre a perda de prazo. Ainda nesta semana, a empresa deve colocar tapumes em volta do prédio, e após, receberá uma nova autorização para demolir parte do complexo.
Há cerca de um ano, a Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Dippahc), órgão da Secretaria Municipal da Cultura, permitiu que os proprietários fizessem a demolição de galpões na Rua Leonel Mosele e da antiga loja na Feijó Júnior. Porém, três casas da cor vermelha, que também ficam na Feijó, são consideradas patrimônio histórico e, por isso, devem ser preservadas, segundo Rosana Guaresi, diretora do Dippahc. Por meio de acordo, os proprietários se comprometeram a restaurá-las.
Vandalismo e depredação
Os pavilhões da antiga cooperativa estão com todas as portas abertas, permitindo o acesso de pessoas que vivem em situação de rua e vândalos. O telhado dos prédios também estão caindo e as paredes foram pichadas ou quebradas.
Uma das situações recentemente envolveu a morte de um homem que supostamente estava furtando chapas de alumínio numa das casas do complexo. Jonas Antonio Petrin, 47 anos, morreu no dia 17 de dezembro. A morte foi tratada inicialmente como uma queda do telhado, contudo, no dia 21 de dezembro o Instituto-Geral de Perícias (IGP) informou que o corpo de Petrin tinha um ferimento de arma de fogo. O laudo, que ainda não foi concluído, apontará se a vítima morreu pelo disparo ou pela queda. A investigação do que aconteceu está a cargo da Polícia Civil.
Próximas etapas
O diretor de fiscalização da SMU, Rodrigo Lazarotto, explicou que momentaneamente a demolição de parte do prédio foi suspensa devido à perda do prazo por parte da cooperativa. A equipe de fiscalização esteve no complexo no dia 4 de janeiro e verificou a situação do local. Na mesma data, a SMU emtiu uma comunicação exigindo que a empresa coloque tapumes e dê maior segurança aos prédios. Para estimular que essa medida seja tomada com urgência, houve o cancelamento da autorização da demolição. Caso a empresa faça a derrubada da estrutura sem autorização, o diretor afirma que haverá multa, com valor a ser definido dependendo da infração cometida.
A reportagem tentou contato com a cooperativa, por ligação e WhatsApp. Contudo, até o fechamento desta reportagem, não teve resposta.
História
De acordo com pequisa do colunista de Memória do jornal Pioneiro, Rodrigo Lopes, a Cooperativa Vinícola Aliança foi inaugurada em 1931. Em 2010, foi rebatizada de Nova Aliança após a inserção de novas quatro cooperativas. A cooperativa participou da Festa da Uva desde as primeiras edições. Atualmente, desde 2014, a empresa mantém sede em Flores da Cunha.
Em Caxias do Sul, o terreno no bairro São Pelegrino comporta a antiga loja de varejo, os galpões onde eram fabricados os produtos da cooperativa e as três casas que eram utilizadas pelo setor administrativo.