Com todos os trâmites de aquisição da área onde ficará o aeroporto de Vila Oliva já concluídos, a prefeitura de Caxias agora deu início ao processo para a desapropriação de mais 10 terrenos no distrito. São áreas por onde passará o novo traçado da Estrada Municipal Astrogildo Augusto Stumpf, que liga Vila Oliva à localidade do Apanhador, em São Francisco de Paula. Os decretos de utilidade pública foram emitidos no último dia 24.
As 10 áreas pertencem a seis proprietários (um deles, uma empresa) e totalizam 124.903,54 metros quadrados. Elas ficam próximos ao limite sul do terreno onde será implantado o complexo. Atualmente, a via a ser desviada começa junto à Estrada Municipal Geraldo D'agostini - que liga Vila Oliva a Fazenda Souza - e segue em direção ao município vizinho. Com a construção do aeroporto, porém, o atual traçado, não pavimentado, será cortado pela pista de pousos e decolagens, o que obriga o município a buscar um novo caminho por terrenos próximos. A ideia é que a estrada continue começando junto à Geraldo D'agostini, mas um pouco mais à frente para quem segue à área urbana de Vila Oliva.
Além de ser fundamental para não inviabilizar eventuais acessos a propriedades rurais do entorno, o novo traçado ganha ainda mais importância por ter sido incluído nos planos do Estado para a RS-466. Essa será a estrada que fará a ligação entre Caxias do Sul e Gramado, passando por Vila Oliva e Canela. No lado caxiense, a previsão é de que a estrada comece justamente na região do Apanhador e siga em direção ao aeroporto pelo trajeto da Astrogildo Stumpf.
— Essa ligação é importante para quem vai seguir do aeroporto em direção ao Campos de Cima da Serra, aos cânions concedidos em Cambará do Sul. No âmbito dos acessos, o acordo que temos com o governo do Estado é que a parte deles diz respeito à infraestrutura (e não às desapropriações) — explica a secretária do Planejamento, Margarete Bender.
A partir da publicação dos decretos, o município deu início à avaliação dos terrenos e às conversas com as famílias. Por conta disso, ainda não há definição dos valores ou da forma de pagamento. Além da compra em dinheiro, uma opção utilizada com frequência pelo poder público é a realização de permuta de imóveis. O projeto também já passa pelo processo de licenciamento ambiental, que ocorre de forma separada ao do aeroporto.
Trecho restante será aproveitado
Apesar da interrupção, o traçado atual da Estrada Municipal Astrogildo Augusto Stumpf será reaproveitado pelo menos em parte. O trecho entre o entroncamento com a Estrada Geraldo D'agostini e o aeroporto será pavimentado e utilizado justamente para acesso ao terminal de passageiros, ao estacionamento e a demais edificações do complexo. O segmento restante, do outro lado da pista do aeroporto, será conectado ao novo traçado para cumprir a função atual.
De acordo com a secretária Margarete Bender, o novo traçado também não deve interferir em futuras expansões da pista, que serão realizadas em pela cabeceira sul, em direção à estrada. Isso porque ampliações junto à cabeceira norte interfeririam em áreas de preservação e nas nascentes do Rio Piaí.
— A área patrimonial do aeroporto na parte sul já apresenta extensão bastante grande para comportar a expansão — afirma Margarete.