O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um final de semana com intenso calor para o Rio Grande do Sul (RS), temperaturas que podem se aproximar dos 40ºC, na Serra. Todo o mapa do Estado está pintado de laranja, devido a um alerta de perigo emitido pelo instituto. A onda de calor se estende até domingo (17). Na Serra, segundo a Climatempo, os municípios com as previsões mais elevadas de temperatura, para o domingo (17), são Alto Feliz, com a máxima de 43°C, e Santa Tereza, que deve chegar a 41°C.
A condição climática pode alterar o estado de saúde dos serranos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em situações como esta, o corpo tenta fazer ajustes para regular a temperatura interna pelo suor. Também há aumento das batidas do coração e da pressão arterial.
O médico clínico geral Elton José Portolan, de Caxias do Sul, explica que a hidratação é a principal dica para evitar os problemas de saúde ocasionados pelo calor. Segundo ele, é importante evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos com alto teor de açúcar:
— Com o calor, pode ocorrer que as pessoas não sintam sede. Mas é importante que se tome água ou suco de fruta natural mesmo sem sentir sede. Para as crianças, idosos ou pessoas doentes, precisamos oferecer água frequentemente.
Portolan também relembra que é necessário evitar a exposição excessiva ao sol para evitar a desidratação, a insolação e queimaduras na pele. Portanto, evite ficar entre 10h e 16h em contato direto com o sol.
O clínico geral ainda afirma que o protetor solar deve ser indispensável e passado em todo o corpo. Para adultos, o fator adequado, segundo, ele é o 30. Já para crianças é preciso consultar o pediatra para confirmar qual o fator mais indicado.
Problemas comuns com o calor
A dermatologista caxiense Patrícia Bolson reforça que bebês e idosos têm maior predisposição à desidratação. Ela recomenda ficar em ambientes ventilados, na sombra, aumentar a ingestão de água e líquidos, ingerir alimentos ricos em água — como frutas refrigeradas—, evitar atividades no sol, refrescar o corpo com água e usar roupas leves. A médica explica que, com as altas temperaturas, a pele sofre queimaduras, há vasodilatação dos vasos da pele e aumento do suor, o que pode predispor ao aumento de algumas doenças de pele como a miliária, que é mais conhecida como brotoeja. Ainda, em alguns casos, há o risco da agravante para o câncer de pele.
— Use sempre guarda-sol, bonés, óculos, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As Sociedades Brasileiras de Pediatria e de Dermatologias têm guias muito bons disponíveis de forma online de orientação de fotoproteção — alerta Patrícia.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou nesta quarta-feira (13) um alerta explicando que o calor pode ocasionar quadros de cansaço, dificuldade para respirar e alteração na frequência e volume de urina. Inclusive, pode levar à morte em virtude de ataques cardíacos e derrames causados pelo esforço de tentar manter a temperatura corporal estável.
Segundo a divulgação, pertencem aos grupos de maior risco:
- crianças e idosos.
- pessoas em condições específicas de saúde, como gestantes, pessoas com pouco condicionamento físico ou sobrepeso, com doenças crônicas, com deficiência intelectual e acamados.
- Aqueles que têm difícil acesso à água potável, estão em instituições de longa permanência, estão privadas de liberdade ou em situação de rua.
- Pessoas que trabalham ao ar livre ou em ambientes fechados, sem refrigeração ou ventilação adequadas.
Previsão do tempo para cidades da Serra
- Caxias do Sul: o fim de semana deve ter máximas de 34°C, segundo a Climatempo. No sábado (16), pode haver pancadas de chuva à tarde.
- Bento Gonçalves: o sol predomina e as temperaturas sobem na sexta-feira (15). A mínima prevista é de 18°C e máxima de 32°C. No sábado, o calor e a sensação de abafamento permanecem, os termômetros podem registrar máximas de 33°C, ainda com previsão de pancadas isoladas de chuva. No domingo, a mínima prevista será de 20°C e máxima, de 33°C.
- Farroupilha: no sábado, a temperatura sobe e será o dia mais quente na cidade, com máxima de 33°C. Há previsão de chuva entre a tarde e a noite, porém de fraca intensidade. No domingo, as temperaturas seguem em elevação, podendo ocorrer pancadas de chuva no final do dia.
Temperaturas elevadas podem favorecer ocorrência de temporais
Nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera, é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A condição começou na quarta-feira (13) e deve se estender até o fim de semana.
No domingo, há riscos de temporais com a aproximação de uma frente fria. É esperado, segundo o Inmet, o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, favorecendo a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.
Na segunda-feira, a previsão é que haja um declínio e as temperaturas voltem a ser amenas.