A tradicional festa La Prima Vendemmia, que celebra a colheita das primeiras uvas e estava marcada para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2024, foi cancelada por causa dos prejuízos provocados pelos eventos climáticos em Nova Roma do Sul no segundo semestre deste ano. O anúncio do cancelamento foi feito nesta quarta-feira (22).
A prefeitura mencionou que reconhece a "falta de clima e espírito para celebrar neste momento", em nota publicada nas redes sociais e assinada pelo prefeito do município, Douglas Favero Pasuch (PP). Somente com a chuva que atingiu a cidade na última semana, segundo levantamento da Emater, a cidade contabiliza prejuízo de cerca de R$ 10,7 milhões na agricultura e na pecuária. As duas áreas são as principais fontes da economia do município.
Em conversa com a reportagem na última segunda-feira (20), Pasuch afirmou que a chuva dos dias 17 e 18 de novembro causou danos maiores que os registrados durante a enchente do Rio das Antas, no dia 4 de setembro. Na ocasião, a ponte de ferro, que ligava o município a Farroupilha, foi levada pela força da água e terá de ser reconstruída.
Por causa dos prejuízos e bloqueios em rodovias essenciais para o funcionamento da cidade, a festa precisou ser cancelada. Ainda conforme a nota, em breve, um novo comunicado sobre o Filó, também marcado para 2024, deve ser publicado pela prefeitura.
Em 2021, a festa foi adiada por causa da pandemia de covid-19 e R$ 100 mil que seriam usados na festa foram doados para o hospital de Farroupilha. O local era onde os pacientes da cidade eram internados por causa do vírus.