Contar de uma maneira diferente e humanizada uma história de fé que começou na Itália em 1432 e ganhou força na Serra. Essa é a intenção do espetáculo “Caravaggio: uma história de fé”, que será apresentado nos dias 25 e 26 de novembro em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A peça será apresentada a partir das 20h. Esta é a segunda edição do evento, que estreou no final de 2017 contando na época com 26 atores. A entrada do evento é grátis e a classificação é livre.
O retorno da obra que mistura momentos de emoção, cantoria e celebração, contará com mais de 30 atores, bailarinos e músicos. A apresentação promove uma abordagem estilo “olho no olho”, com contato mais humanizado, bastante característico das encenações de rua. Além disso, pela segunda vez o cenário do espetáculo não será dentro de um teatro ou espaço fechado, e, sim, no largo do santuário, onde a própria arquitetura externa do espaço que remonta aos tempos do roteiro se transforma em palco com o auxílio de uma série de elementos visuais. Entre eles cenário, figurinos e iluminação. Haverá tradução com e audiodescrição no dia 25 e intérprete de libras no dia 26.
—O aparecimento de Nossa Senhora do Caravaggio, além do conteúdo religioso, é uma história enraizada na cultura de toda a Serra gaúcha, e move anualmente milhares de pessoas até o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio para agradecer, cantar e manter viva esta tradição que atravessa gerações— comenta Cássio Azeredo, diretor e produtor do espetáculo.
A peça tem duração de 45 minutos e começou a ser ensaiada ainda em março deste ano. Ela vai contar cronologicamente a história, desde o momento da aparição da santa, na Itália, em 1432, até a chegada ao Brasil, em 1879, e a construção de uma comunidade em Farroupilha. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado dentro da igreja. Os organizadores sugerem que os espectadores levem cadeiras para prestigiar mais confortavelmente a peça. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.
Sinopse:
Uma história de fé de uma mulher que há quase 600 anos vivia no pequeno povoado italiano de Caravaggio, Joaneta, pobre e oprimida pela violência do marido Francesco. No dia 26 de maio de 1432, Joaneta, obrigada por Francesco, quase sem forças de tanto trabalhar, foi ao campo colher pasto para os animais. E, no Prado do Mezzolengo, a moça teve uma sublime visão: era Nossa Senhora que aparecia a ela, trazendo uma mensagem de paz e tolerância para todos os homens.
Em Caravaggio: uma história de fé, um grupo de romeiros que faz a pé o caminho até a igreja relembra e celebra as origens de sua fé, uma história que apareceu na Itália e chegou a nós, trazida pelos imigrantes que aqui fizeram sua vida.
SERVIÇO:
O que?
- Apresentação da Peça “Caravaggio: uma história de fé”;
Quando?
- 25 e 26 de novembro de 2023;
Onde?
- Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha;
Que horas?
- 20h.