O ritmo dos ensaios no pavilhão de esportes do Centro Social Padre Franco, no bairro Santa Marta, é intenso. Nos últimos 15 dias, todas as noites, crianças e adolescentes de seis a 17 anos transformam o piso da quadra em avenida. O projeto social é responsável pela Paradinha de Natal, que estreia na programação do 36° Sonho de Natal no domingo (12), às 16h. Em clima de alegria e diversão, os alunos ensaiam coreografias de dança ao som de instrumentos de percussão e sopro. Os chinelos e tênis de alguns ficam na beira da quadra. Pés descalços como nas brincadeiras de rua.
— Cadê o sorriso? Vamos mostrar nossa alegria, gente — incentiva a coreógrafa Carolina da Rosa.
Para o Centro Social Padre Franco, o contrato com o Sonho de Natal é o reconhecimento pelo trabalho artístico desenvolvido na entidade assistencial. Apesar do nervosismo pré-estreia, todos estão felizes com a oportunidade.
— Poder protagonizar um dos espetáculos do maior evento de Canela é motivo de muito orgulho. Estamos muito felizes pelo nível artístico que a instituição está alcançando – comemora Maicon Moura, presidente da Associação Assistencial Dom Luiz Guanella, que é a mantenedora do Padre Franco.
Conforme Moura, os alunos têm realizado intervenções artísticas fora das dependências da entidade desde 2021. Na Páscoa em Canela de 2023, o projeto social fez sua estreia em eventos públicos.
— Agora, recebemos o convite para o Sonho de Natal. Nosso desfile terá 48 crianças e adolescentes, além de equipe de produção e apoio. Ao todo, são 65 pessoas trabalhando no espetáculo — conta.
Com exceção dos figurinos, que são confeccionados por costureiras terceirizadas, toda a produção é feita pelo próprio Centro Social. O presidente destaca que até as maquiagens são feitas por adolescentes atendidas pela entidade.
— Tivemos um curso de maquiagem em julho e cinco alunas se destacaram. Hoje, elas fazem a pintura no rosto dos colegas. Além de maquiar o elenco, elas desfilam. Todos ganham cachê e quem faz duas funções ganha dobrado. É bem importante para eles — frisa.
Com nove anos de casa, a adolescente Rafaela de Brito, 15 anos, é menor aprendiz na entidade. Além de tocar na banda durante a Paradinha de Natal, ela é uma das maquiadoras do elenco.
— Eu comecei fazendo reforço escolar, mas já fiz oficinas de violão, acrobacias aéreas, Jiu-Jitsu, informática, teatro, dança e aulas de Inglês. Hoje, trabalho aqui. É a minha segunda casa. O Padre Franco me proporcionou aprender muita coisa. Passei estudando uma vida toda e faz anos que quero participar do Sonho de Natal — afirma Rafaela, moradora do bairro Santa Marta.
Outro jovem morador do bairro, Allan Pereira Brando, 15 anos, diz estar nervoso, mas alegre com a oportunidade de participar do evento natalino. Além de aulas de capoeira, teatro e dança, ele ensaia há cinco anos com a banda marcial da entidade.
— Aprendi a tocar diversos instrumentos. Na Paradinha, irei tocar lira. Depositaram muita confiança em nós. Estamos felizes por participar — diz Allan, que considera o Padre Franco sua segunda família.
Desfile leva soldados, bailarinas e anjos para as ruas
No desfile, que ocorre da Catedral de Pedra até a Casa do Papai Noel, na Praça João Corrêa, os alunos irão apresentar os ensinamentos das oficinas de dança, teatro e acrobacias de solo. Com regência do maestro Rodrigo Drechsler, uma bandinha marcial é destaque tocando ritmos natalinos.
O presidente revela que o espetáculo conta a história da fábrica do Papai Noel, que tinha parado de funcionar.
— O gnomo chefe acorda com a fábrica parada e fica desesperado. Com ajuda da fada, os setores da fábrica voltam a ter vida — resume.
Entre os personagens, estão bailarinas, bonecas, confeiteiros, soldados, anjos, renas e noelas.
— Toda a paradinha é coreografada. Teremos muita interação com o público — diz Moura.
Contraturno
O Centro Social Padre Franco atende 200 crianças e adolescentes no contraturno. Além de reforço escolar, os alunos participam de diversas oficinas, como capoeira, acrobacias aéreas, teatro, dança, música, culinária e informática, além de aulas de Inglês e outras atividades artísticas e esportivas. O trabalho é mantido com doações, investimentos públicos e recursos próprios.
— Fizemos muitos bricks e outras ações para arrecadar verba – conclui Moura.
Programação do fim de semana
Sexta-feira (10)
- Casa do Papai Noel: na Praça João Corrêa, das 14h às 21h
- Paradinha Noturna de Natal: percorrendo a Avenida Osvaldo Aranha e Rua Felisberto Soares, às 20h
Sábado (11)
- Casa do Papai Noel: na Praça João Corrêa, das 14h às 21h
- Estátuas Humanas – Uma performance do Nascimento de Cristo: em frente a Catedral de Pedra, às 17h30min
- Celebration: no Multipalco da Praça João Corrêa, às 20h30min
Domingo (12)
- Casa do Papai Noel: na Praça João Corrêa, das 14h às 21h
- Paradinha de Natal: da Catedral de Pedra até a Casa do Papai Noel, na Praça João Corrêa, às 16h