A prefeitura de Nova Petrópolis iniciou a instalação de botões de emergência em cinco escolas da rede estadual da cidade e também na Apae. Na últimas semanas, o recurso de segurança foi instalado e entrou em funcionamento nas 13 escolas municipais, com possibilidade de monitoramento por parte da Brigada Militar e Polícia Civil.
Segundo a prefeitura, a primeira instituição estadual de Nova Petrópolis a receber o botão de emergência foi a Escola Padre Amstad, na Linha Imperial. Ao longo dos próximos dias os serviços serão realizados nas demais instituições. Além da ferramenta de segurança nas escolas estaduais, a prefeitura pretende instalar seis câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos dos bairros Vale Verde, Piá, Centro e Linha Brasil.
Como funciona o sistema
Segundo a prefeitura, cada escola conta com dois botões de emergência, sendo que um permanece em um ponto de fácil localização e outro em local reservado. Funciona da seguinte forma: quando um botão de emergência é acionado, as imagens do local são geradas automaticamente no painel da Brigada Militar (BM), bem como um alerta sonoro passa a ser ouvido na sala de operações. Por meio das próprias câmeras, os policiais podem enviar orientações por voz para as instituições de ensino.