Após nove dias, moradores do interior de Caxias do Sul e Nova Petrópolis relatam o retorno parcial da luz em algumas localidades. As famílias das comunidades de Santa Isabel e Barros Pimentel informaram que já estão com rede elétrica desde a noite de sábado (25). Um morador de Linha Riachuelo, entretanto, afirma que ainda segue sem energia. Até sexta-feira (24), cerca de 400 famílias estavam sem luz após a chuva forte do dia 17 de novembro, que destruiu a rede de energia e obstruiu o acesso das equipes da RGE às localidades. Em função destes transtornos, a concessionária informou que está construindo uma nova rede em outra área, e declarou em nota à reportagem que pretende retomar a distribuição de eletricidade "o mais breve possível".
Em Nova Petrópolis, mais de cem famílias registraram transtornos. Ao morador de Linha Riachuelo, que preferiu não ser identificado, a RGE informou prazo para reestabelecimento da energia até a meia noite entre este domingo (26) e segunda-feira (27). Entretanto, ele relatou que ainda observa diversos postes caídos na região, e apenas uma equipe da concessionária atuando no local desde o último sábado (25). Além disso, um grupo de 30 pessoas da região montou uma comissão que chegou a ter encontro com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, para pedir auxílio para solucionar a situação.
— Todo mundo ainda sem luz, e o pessoal está se virando com gerador. Pessoal teve muita perda, tem produtor de leite que perdeu produto. Eu tenho sítio, não vivo de lavoura, mas tivermos perdas (de alimentos) em freezer, geladeira. Pelo menos ainda temos como levar para a casa dos filhos em outras regiões, mas muita gente não tem como, e perdeu carne, aipim. Já gastei dois meses de luz com gasolina (para alimentar gerador) — conta o morador.
Em Caxias do Sul, são pelo menos 329 famílias do interior que registraram falta de energia elétrica desde 17 de novembro. Ao prefeito Adiló Didomenico, a RGE informou que ainda neste domingo a situação da energia estaria resolvida. Além disso, foi relatado à prefeitura caxiense que equipes em três caminhões estariam trabalhando no local para a construção de uma nova rede com 800 metros de extensão.
Um dos problemas apontados pela RGE no local é que, com a chuva, o caminho para acessar a região estaria obstruído e com danos na pista, impedindo a passagem das equipes da concessionária. A prefeitura de Nova Petrópolis, por outro lado, afirmou que haveria condições de passar. Já a prefeitura de Caxias do Sul, em nota, informou que a área obstruída é de responsabilidade de Nova Petrópolis, mas que "mesmo assim, Caxias desobstruiu até onde foi possível, a fim de permitir o acesso do pessoal da RGE".
O que diz a RGE
Em nota, enviada à reportagem na sexta-feira (24), a RGE informou que "a rede elétrica que abastece a região sofreu danos severos causados pela enchente do Rio Caí, que provocou o desmoronamento de estradas e queda de postes". Além disso, a concessionária informou que "por conta dos estragos, está trabalhando na construção de uma nova rede em outro trecho, com mais de 500 metros de extensão. Equipes da empresa estão mobilizadas para concluir os trabalhos e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes afetados".