Comunidades do interior de Caxias do Sul e Nova Petrópolis sofrem há uma semana sem energia elétrica. Mais de 400 famílias estão sem luz desde que a chuva forte destruiu a rede no dia 17 de novembro. Sem acesso à localidade em que estava a rede de energia devido às quedas de barreiras, a Rio Grande Energia (RGE) informa que está construindo uma nova rede em outra área. Com isso, pretende retomar a distribuição de eletricidade "o mais breve possível".
Na quinta (23), o vereador caxiense Velocino Uez contabilizou que 329 famílias do interior de Caxias estão sem luz. A maioria reside na comunidade Santa Isabel, próximo ao Rio Caí, na região de Vila Cristina. O parlamentar conta que os moradores, sendo que boa parte deles são agricultores, perderam tudo que tinham nos freezers.
— As perdas, além do direito do consumidor, são muito grandes. Perderam tudo nos freezers, perderam tudo das comidas de uns meses para frente, tudo perdido — afirma Uez, que lembra que a festa da comunidade de Santa Isabel teve que ser cancelada por conta da falta de energia.
Em Nova Petrópolis seriam mais de cem famílias prejudicadas, de acordo com um morador da Linha Brasil, que preferiu não ser identificado. Ao lado de outras famílias, ele entrou com ação coletiva na Justiça, nesta sexta-feira (24), contra a RGE. As comunidades de Pedancino, Linha Pirajá e Riachuelo também foram afetadas pela falta de energia.
A rede que fornecia eletricidade para as comunidades de Caxias e Nova Petrópolis fica em um trecho da Estrada Rio Caí, em Riachuelo. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Nova Petrópolis, a via foi atingida por deslizamentos, impossibilitando o trânsito de veículos no local.
Moradores relatam transtornos
Rosa Maria Coelli, 54 anos, conta que tem dois irmãos e a mãe deles, de 89 anos, entre as famílias que estão sem luz na comunidade Santa Isabel. Além de perderem todos os alimentos, há ainda a preocupação com a mãe idosa:
— De noite ela não consegue levantar sozinha da cama. No escuro, faz o quê? Uma hora cai, quebra os ossos e vai sobrar para quem?
Já em Nova Petrópolis, um morador, que prefere não ser identificado, relata que ainda consegue se virar com gerador próprio - mesmo que, como calcula, já tenha gasto um valor equivalente a uma conta de dois meses em apenas uma semana. Mas essa não é realidade de muitas famílias do interior.
— Tem famílias lá que são produtores de leite, produtores de morango, tem o pessoal que carneia mesmo, e aí perderam toda a carne. É complicado — lamenta.
O que diz a RGE
"A RGE informa que a rede elétrica que abastece a região sofreu danos severos causados pela enchente do Rio Caí, que provocou o desmoronamento de estradas e queda de postes.
Por conta dos estragos, a RGE está trabalhando na construção de uma nova rede em outro trecho, com mais de 500 metros de extensão. Equipes da empresa estão mobilizadas para concluir os trabalhos e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível aos clientes afetados".