O primeiro relógio digital de Caxias do Sul já pode ser visto na esquina das ruas Doutor Montaury e Sinimbu. Nesta quinta-feira (19), a instalação do aparelho foi concluída no Centro. O equipamento, porém, ainda não está em funcionamento. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a inauguração oficial será na manhã de sábado (21).
Caxias ainda ganhará outros 39 aparelhos. Eles são instalados a partir de uma concessão realizada pela prefeitura. O acordo é com a empresa Brasil Outdoor Ltda, que implantará os painéis e pagará R$ 2 milhões ao município para poder explorá-los com publicidade.
Além dos anúncios, os equipamentos ainda trarão avisos e alertas aos caxienses. Além disso, 18 painéis devem trazer câmeras de monitoramento e cinco terão wi-fi gratuito. Confira abaixo os pontos já definidos para os outros relógios digitais:
Instalação dos outros equipamentos depende de aprovação
Para a reportagem, em setembro, representantes da Brasil Outdoor informaram que após a instalação do primeiro aparelho, técnicos da prefeitura devem avaliá-lo e dar uma autorização. Uma vez aprovado, será iniciada a ativação dos demais relógios. Segundo a empresa, a ordem de implantação vai depender das condições técnicas de cada ponto.
A parceria prevê que a concessionária obtenha receita publicitária obtida com a exploração de painéis nos aparelhos. Essas áreas de divulgação poderão ser eletrônicas, com telas, ou utilizar outras tecnologias, como banners. Cerca de 5% desses painéis deverão ser disponibilizados ao município para publicidade institucional. Além disso, a empresa terá que repassar 2,5% da receita bruta mensal ao município. O modelo de concessão é semelhante ao adotado em Porto Alegre, também operado pela Brasil Outdoor.
O prazo para a instalação de todos os relógios é de dois anos, mas a empresa afirma que tem trabalhado com o município para antecipar o cronograma o máximo possível. A concessionária ressalta, porém, que os equipamentos possuem componentes importados e a entrega depende de fornecedores.