Após mais de um ano de trâmites que envolveram estudos, projetos, discussões públicas e leilão, a prefeitura de Caxias autorizou a empresa Brasil Outdoor Ltda a instalar os 40 novos relógios digitais nas áreas públicas. A ordem de início foi assinada na última terça-feira (12) e o primeiro dispositivo ficará na Rua Dr. Montaury, no centro.
Ao contrário do que ocorria no passado, a implantação dos relógios vai ocorrer por meio de uma concessão, com prazo contratual de 20 anos. O leilão, realizado em maio, foi o primeiro dentre os projetos conduzidos pelo Escritório de Parcerias de Caxias, que incluem ainda a Maesa e a Iluminação Pública, entre outros.
Vencedora da disputa, a Brasil Outdoor — braço brasileiro da Clear Channel, líder mundial em publicidade externa — precisou apresentar garantias e o contrato foi assinado no fim de julho. A partir daí, a empresa recebeu prazo de 30 dias para apresentar um plano de implantação, que detalha diretrizes técnicas, de instalação e de manutenção dos relógios. O plano já foi entregue e agora passa por ajustes apontados pela equipe técnica da prefeitura.
De acordo com a Brasil Outdoor, após a implantação do primeiro aparelho — que ainda depende de instalações elétricas no ponto onde será fixado — está prevista uma avaliação técnica do equipamento. Uma vez aprovado por técnicos da prefeitura, terá início a ativação dos demais relógios. Segundo a empresa, a ordem de implantação vai depender das condições técnicas de cada ponto.
A parceria prevê que a concessionária forneça e opere 40 relógios digitais, em troca da receita publicitária obtida com a exploração de painéis nos aparelhos. Essas áreas de divulgação poderão ser eletrônicas, com telas, ou utilizar outras tecnologias, como banners. Cerca de 5% desses painéis deverão ser disponibilizados ao município para publicidade institucional. Além disso, a empresa terá que repassar 2,5% da receita bruta mensal ao município. O modelo de concessão é semelhante ao adotado em Porto Alegre, também operado pela Brasil Outdoor.
Do total de relógios, 35 já têm localização definida, enquanto o endereço dos outros cinco poderá ser definida pela concessionária. Além disso, 18 relógios contarão com câmeras de monitoramento que integrarão o sistema de segurança pública e cinco terão wi-fi gratuito com capacidade para até 100 conexões simultâneas.
Para poder explorar o serviço, a Brasil Outdoor pagará ao município R$ 2.010.110, como outorga. O valor é 17,6 vezes superior ao mínimo de R$ 113,7 mil que era exigido no edital.
O prazo para a instalação de todos os relógios é de dois anos, mas a empresa afirma que tem trabalhado com o município para antecipar o cronograma o máximo possível. A concessionária ressalta, porém, que os equipamentos possuem componentes importados e a entrega depende de fornecedores.