A prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta quarta-feira (25) a retomada da abertura de uma galeria de drenagem pluvial na rua Claudino Marcelino Fadanelli, no bairro Cidade Nova. A intervenção estava paralisada desde março deste ano, quando a equipe de obras encontrou uma camada de rocha bruta no solo durante as escavações. De acordo com a prefeitura, foram necessárias detonações controladas, que exigem liberações ambientais para serem realizadas, e por isso houve a interrupção do serviço durante os últimos sete meses.
Em 8 de março, a prefeitura anunciou alterações na rota do transporte coletivo em função das obras na rua, que deveriam durar cerca de 30 dias. A instalação da galeria tem como objetivo a redução de problemas crônicos de alagamento na região, conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp).
Mesmo com a retomada dos trabalhos, o subprefeito do Desvio Rizzo, Clodoreu Rizzotto, prefere não indicar uma estimativa de conclusão dos serviços, em função dos "imprevistos" que foram encontrados até este momento durante a execução. Segundo Rizzotto, a Smosp também identificou a necessidade de ampliar a extensão da obra, uma readequação que foi observada nos primeiros dias de trabalho, ainda em março. O subprefeito da região explica que, dos 300 metros calculados inicialmente, ainda falta a execução de outros 140 metros.
— A próxima etapa da obra, com mais aproximadamente 400 metros de extensão, não tem prazo estabelecido ainda para realização. Quando pronta, toda a rede terá em torno de mil metros de tubulação e beneficiará aproximadamente um terço do bairro Cidade Nova — afirmou Rizzotto.