Tem circulado em diversos grupos de aplicativos de mensagens pelas redes sociais, em Caxias do Sul, uma carta informando sobre visitas de que "agentes" da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estariam realizando monitoramento de glicose no sistema sanguíneo. A administração municipal, porém, nega que seja autora do documento viral, salientando para a população que tome cuidado para evitar eventuais fraudes. Uma das suspeitas da secretaria é de que o intuito de eventuais golpistas seja entrar nas moradias para cometer algum tipo de crime.
A Vigilância Sanitária alega não ter conhecimento de que o fato esteja realmente ocorrendo na cidade, mas salienta que todos os documentos oficiais da SMS são avaliados e emitidos com data e logotipo, e a população deve estar atenta a fraudes. O referido documento falso contém apenas texto sem assinaturas e carimbos oficiais. Segundo a Vigilância, os estelionatários podem estar usando vestimentas brancas para tentar invadir as moradias.
A responsável pela Vigilância Sanitária, Sandra Tonet, reforça que todos os profissionais de saúde e/ou servidores estão devidamente identificados com colete e crachá.