O 36° Sonho de Natal, que começa em 27 de outubro e vai até 14 de janeiro de 2024, está ganhando as ruas de Canela com a instalação de adornos natalinos em rótulas, canteiros, árvores, fachadas e praças. A decoração vai mesclar elementos lúdicos e religiosos. Além de primar pelo colorido de caixas de presente, papais noéis, renas, pinheirinhos, anjos e presépios, a cidade receberá mais de 1,5 milhão de lâmpadas.
O secretário adjunto de Turismo e Cultura de Canela, Wesley Matos, destaca que os adornos começaram a ser instalados no domingo (15). O evento será aberto na próxima sexta-feira (27), com a comunidade enfeitando pinheirinhos na Rua Osvaldo Aranha e na avenida Júlio de Castilhos. Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic), a Secretaria Municipal de Turismo irá disponibilizar 70 árvores natalinas para que o comércio e as entidades locais façam a decoração.
— É uma grande festa da comunidade — frisa Matos.
Conforme o secretário adjunto, os acessos e as principais ruas estão recebendo elementos decorativos. No pórtico da ERS-235, na divisa com Gramado, um pinheiro com 19 metros vai dar as boas-vindas aos visitantes. Também na entrada da cidade serão iluminadas as árvores do canteiro central e instalados 16 anjos.
— Entre gnomos e Papais Noéis de tecido, teremos mais de 200 espalhados pela cidade. O Papai Noel fazendo rapel é uma marca do nosso Natal e iremos valorizar essa característica na decoração — diz.
Na Praça João Corrêa, que receberá os espetáculos musicais do evento, também serão instaladas a Casa do Papai Noel e a Vila de Natal. Em frente a Central de Informações, que fica na praça, nove renas puxam o trenó do Papai Noel.
— A Casa do Papai Noel ficará instalada na Central de Informações. No local, as crianças poderão deixar suas cartinhas para o Bom Velhinho e a comunidade poderá atender os pedidos. Faremos uma campanha para adoção das cartas — afirma Matos.
Já na Rua Felisberto Soares, será formado um corredor com luzes e enfeites natalinos até a chegada da Catedral de Pedra, que receberá um presépio.
— Optamos por resgatar elementos da decoração de 2010, que marcou a memória dos canelenses pela beleza e simbologia.