Ainda é início de outubro, mas o comércio de Caxias do Sul já dá indícios de que o Natal está chegando. Quem circula por lojas de decoração deve ter percebido a oferta de árvores, luzes coloridas, Papais Noéis e presépios. De acordo com a vice-presidente do Sindilojas, Márcia Costa, cada vez mais cedo, os comerciantes que vendem artigos decorativos para a data começam a oferecer seus produtos, já que são o "carro-chefe" do negócio.
— As pessoas já vão comprar ou se preparar agora. Para quem trabalha com decoração, começar agora, em outubro, é para que as pessoas possam decorar os ambientes em novembro. Se começar mais tarde, elas vão comprar em novembro para decorar só em dezembro — contextualiza.
Além disso, Márcia explica que os últimos anos não foram fortes nas vendas de Natal e, por isso, muitos lojistas apostam em começar cedo como uma estratégia para vender mais. Apesar de o Dia das Crianças ainda não ter passado, ela explica que o Papai Noel e a decoração de Natal também atraem as crianças para o comércio:
— O Natal é lúdico. Então, os pais começam a levar os filhos ao shopping para ver a decoração e todo o cenário de Natal e ele acaba encantando. Fomenta a ideia do presentes, das pessoas estarem alegres... O Natal tem acontecido antes porque a gente tem uma carência de outras datas nesse período que sejam fortes. Nos outros períodos temos Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados — argumenta Márcia.
Paixão pela data inspira loja em Caxias
A loja Dallas, no bairro São Ciro, já virou referência quando se fala em decoração natalina. Isso porque o comércio inova na experiência de compra: são ambientes montados como se fossem a casa do Papai Noel, com mesa de jantar, geladeira, poltrona e até mesmo o orelhão do Bom Velhinho — o objetivo é que as crianças possam "conversar" com ele e fazer seus pedidos de presente. O que inspirou a experiência foi o amor da família pela data.
O sócio-proprietário da Dallas, Leonardo Rech, explica que, a partir de novembro, o Papai Noel visita a loja todos os finais de semana, mas que quando o personagem não está, os pequenos clientes podem usar o orelhão para registrar seus pedidos. Segundo ele, o que motiva a loja a começar tão cedo a temporada são os clientes empresariais, que locam a decoração. O processo exige tempo, já que há etapas como a escolha dos itens, montagem por parte da loja e a aprovação do cliente. Isso tudo pode levar até 20 dias.
— Quando locamos uma árvore, entregamos lá no início de novembro. O pessoal gosta de receber, normalmente, depois de Finados. Locamos geralmente por dois meses — destaca.
Mesmo assim, os clientes "pessoa física" também aparecem cedo. Leonardo diz que existem três tipos de consumidores: os apaixonados por Natal, os que gostam muito e os que consideram como uma data festiva como as outras. Os apaixonados pelo Natal já aparecem logo nos primeiros dias, para garantir as melhores opções de decoração para as casas. É o caso da estudante de Nutrição Geovana Vidor, que visitava a loja Dallas nesta semana.
— A gente está meio viciado em acompanhar as novidades da loja, porque são sempre coisas novas. Gostamos de vir sempre cedo para garantir as melhores peças — conta.
Para reforçar o momento de união
Quando se fala em Natal, o sentimento de união vem à tona. É assim que a loja Clip, localizada no centro de Caxias do Sul, atende quem já procura a loja para decorar sua casa.
Michele Liguicamam, do setor de Marketing da loja, explica que como a data é uma oportunidade para as famílias se reunirem, organizarem a ceia e trocarem presentes, o comércio viu a necessidade de iniciar a temporada de Natal mais cedo, ainda no final do mês de setembro. A campanha foca na decoração, para criar o clima festivo e de amor entre as famílias.
— A ideia inicial é que as pessoas lembrem que na nossa loja tem itens de decoração. Nesse momento, nós reforçamos isso, mas também ajudamos a pessoa a se programar para comprar a decoração — conta.
Michele acrescenta que os clientes, neste início de temporada, são empresas e condomínios, que encomendam árvores já montadas. Também existem os consumidores que já aproveitam a fase para garimpar as melhores oportunidades.