Caxias do Sul teve uma recuperação de vagas de emprego, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (2). Depois de um saldo negativo em junho e julho, agosto teve a geração de 787 postos de trabalho. Apenas a agropecuária apresentou mais demissões do que admissões. Entre os outros setores, o grande destaque foi serviços, com 523 vagas geradas (com 2.972 contratações e 2.449 demissões). No total da cidade, são 7.936 contratações no período contra 7.149 desligamentos.
Além de serviços, a indústria apresentou desempenho maior que os outros setores, com 232 vagas criadas. No caso deste segmento, foram 2.973 admissões contra 2.741 demissões. Os dois setores seguem com os maiores estoques de Caxias. Ou seja, são os segmentos com mais trabalhadores: mais de 71 mil na indústria e 56,5 mil em serviços. Veja na tabela abaixo.
A economista e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria Carolina Gullo, observa que o padrão de contratações está voltando ao normal depois da pandemia. Serviços é o último setor que apresentou recuperação, o que pode explicar esse acréscimo.
— Também é natural que serviço seja o maior contratante. Serviços foi o setor que saiu por último da crise, então é um setor que ainda carece muito de mão de obra, precisa de mão de obra. É um segmento muito amplo. Quando falamos de serviços, estamos falando desde do garçom até o caixa do banco — explica Maria Carolina.
Além disso, a economista nota que há serviços como de eventos e turismo que estão mais aquecidos. Já indústria e comércio apresentam números de ajustes, o que é normal para o período. Nos próximos meses, o comércio deve ter um maior destaque, especialmente em outubro, uma vez que abrirão as vagas temporárias para o final do ano.
Em julho, Caxias havia registrado menos 250 vagas. Mesmo assim, o saldo do ano ainda é positivo para o município: são 3,6 mil postos criados, com 59,7 mil contratações até agosto e um pouco mais de 56 mil demissões.
Sine tem 161 vagas
Um reflexo do balanço positivo de Caxias pode ser conferido na agência de Caxias do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Nesta terça (3), são 161 vagas disponíveis para quem procura por oportunidade. A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio deste link.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.901, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã, e das 13h às 14h30min no período da tarde.