O Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, está recebendo, aos poucos, a estrutura da 32ª edição da Mercopar. A montagem do evento, que ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro, está sendo executada desde a última segunda-feira (2).
Neste ano, a maior feira de inovação da América Latina será carbono neutro, que significa reduzir onde for possível as emissões de carbono ou balancear o lançamento de gases por meio de compensação. Além desse compromisso com a sustentabilidade e preservação, a feira terá o ESG como tema central dos conteúdos apresentados durante os quatro dias de atividades. A sigla está relacionada à inserção de ações ambientais, sociais e de governança como estratégia para empresas de todo o mundo.
Conforme informou a prefeitura de Caxias, a montagem da feira ocorre nos pavilhões 1 e 2 e, por segurança, medidas restritivas foram adotadas para evitar a circulação de pessoas no local. Desde a última terça (3), não são permitidas caminhadas, corridas ou passeios pelo interior do parque. Durante a feira, devido à circulação de veículos de grande porte, como ônibus, o acesso ao estacionamento será liberado apenas para visitantes cadastrados. Além disso, nos quatro dias de evento, haverá cobrança pelo uso do estacionamento.
Além da montagem da Mercopar, o parque está passando por obras de melhorias na infraestrutura, o que também exige cuidados redobrados em segurança. A liberação de acesso ao local está programada para ocorrer no dia 29 de outubro, segundo a prefeitura.
Na edição do ano passado, a feira reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios. Durante o evento, passaram cerca de 35 mil visitantes, que acompanharam as mais de 200 horas de conteúdo. A Mercopar 2023 terá foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).