Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul que têm laudo de cirurgia eletiva autorizado devem comparecer à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para recadastramento. A solicitação foi emitida pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (6) e faz parte de uma força-tarefa realizada desde o início de agosto para atualizar a demanda reprimida por procedimentos considerados não urgentes.
Segundo a prefeitura, devem comparecer ao Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), no terceiro andar da sede da SMS (Rua Marechal Floriano, 421), todos que tiverem laudos de cirurgia eletiva emitidos de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023. O horário de atendimento é das 13h às 16h. O paciente deve levar o laudo e documentos pessoais, para que seja realizada conferência de informações e posterior recadastro no sistema estadual adotado pelo município, o Gerint.
Na sequência, haverá um novo chamado, desta vez pelo hospital designado para o procedimento, para retirada de protocolo que comprove a manutenção do nome em lista. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já constam no novo sistema.
A SMS pondera que a ordem e a prioridade não serão alteradas com o recadastramento:
— Como tivemos muita dificuldade para conseguir contato telefônico, alteramos a estratégia e estamos pedindo que os usuários compareçam com seu lado em mãos, sem aguardar pela ligação da Secretaria Municipal da Saúde. Nosso objetivo é realizar todo o recadastramento no Gerint até o final do ano, gerando uma lista de espera atualizada e unificada — destaca a diretora do Dacra, Marguit Meneguzzi,
A iniciativa é voltada apenas aos usuários moradores de Caxias do Sul. Segundo a prefeitura, o recadastramento dos demais municípios da Macro Serra está sendo realizado pelas secretarias municipais locais e pelos hospitais.
Abaixo, veja um tira-dúvidas elaborado pela prefeitura:
Quem deve fazer o recadastramento?
Todos que têm laudo de cirurgia eletiva emitido de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já estão no novo sistema.
Onde comparecer?
No Dacra, no terceiro andar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de segunda a sexta, das 8h às 16h. A SMS está localizada na Rua Marechal Floriano, 421.
O que apresentar?
O laudo emitido pelo Dacra e documentos pessoais.
Quem ainda não teve a cirurgia autorizada deve comparecer?
Não. Esta força-tarefa é para recadastramento dos laudos já emitidos.
A ordem e a prioridade serão alterados?
Não.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS).