A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou nesta quinta-feira (10) que está fazendo uma operação de recadastramento de pacientes com laudos cirúrgicos em Caxias do Sul e na região das Hortênsias. De acordo com a SMS, pacientes que receberam laudo para fazer procedimentos cirúrgicos no período do dia 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023 estão sendo contatados por ligação telefônica. A iniciativa ocorre para atualizar a demanda reprimida de cirurgias eletivas e não altera a ordem ou prioridade para que os procedimentos sejam feitos.
O processo de recadastramento ocorre desde a última semana e os profissionais da SMS estão entrando em contato com pacientes que tem laudos cirúrgicos autorizados pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra). A orientação do órgão é para que pacientes mantenham os dados pessoais atualizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de onde moram. A equipe da secretária está contatando as pessoas por meio do número de telefone que consta no cadastro das UBSs.
Processo para o recadastramento
Os pacientes são contatados pela SMS por ligação telefônica e recebem a orientação de comparecer no Dacra, que fica na Rua Marechal Floriano, n° 421 - 3º andar, com o laudo cirúrgico em mãos. No local, as informações são conferidas e, em seguida, recadastradas no sistema estadual Gerint.
Depois deste processo, os pacientes são chamados pelo hospital - onde as cirurgias devem ocorrer - para retirar um comprovante do nome na lista. A iniciativa serve para dimensionar completamente a demanda por cirurgias eletivas no município e não tem necessariamente relação com a data para que o procedimento de cada paciente seja feito.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, a equipe faz três tentativas de ligações para os pacientes em horários diferentes. Por este motivo, é essencial que os pacientes estejam atentos ao contato. Por este ser um trabalho complexo, a SMS pede compreensão da população para que todos sejam atendidos e tenham o recadastro feito corretamente.
Iniciativa ocorre em toda Serra
Ainda conforme a secretaria, a intenção é que a iniciativa seja ampliada para outros municípios da Serra, atingindo 49 cidades. A expectativa da SMS é de que até o final do ano exista um panorama com uma lista de espera unificada e atualizada com relação a quantos pacientes aguardam por cirurgias eletivas na região.
Pacientes que tiveram laudos cirúrgicos emitidos a partir do dia 1º de julho de 2023 não serão chamados para esse procedimento porque os dados já constam no sistema Gerint.