Após o calorão dos últimos dias, o final da tarde desta quarta-feira (23) teve registro de queda de granizo em alguns municípios da Serra. Em Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Canela, Gramado e São Francisco de Paula a chuva de pedra teve duração de quase 10 minutos.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Bento, até as 19h25min, cinco chamados haviam sido feitos, com solicitação de lonas após destelhamentos na Linha Alcântara. Já em Flores da Cunha, duas casas, no bairro Centro precisaram receber lonas, também depois de destelhamentos. Em Canela, Gramado e São Chico não houve ocorrência de danificação.
A Defesa Civil do Estado emitiu, às 19h20min, um alerta, com vigência até as 10h de quinta (24), para temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo para toda a região da Serra.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, o granizo é gelo que cai de nuvens com grande extensão vertical. Elas são chamadas de cumulonimbus.
— Essas nuvens estão se formando porque há muita umidade disponível e a circulação de ventos sobre o Rio Grande do Sul está impulsionando esse ar úmido para níveis mais elevados da atmosfera, onde a temperatura está abaixo de 0°C e há condições para a formação do gelo. Quando as pedras de gelo ficam muito pesadas e não conseguem vencer a resistência das correntes de vento ascendentes que existem dentro destas nuvens, as pedras de gelo caem das nuvens — explica.