A partir de fevereiro de 2024, Farroupilha deve contar com um centro voltado para atender crianças e adolescentes que enfrentam transtornos psíquicos. A ordem para início da obra foi assinada na manhã desta segunda-feira (14). O chamado Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infanto-juvenil ficará localizado na Rua Luís Busetti, junto ao complexo do Centro de Saúde e ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).
O novo Caps atenderá crianças e jovens até 17 anos em sofrimento psíquico associado a transtornos mentais e pacientes até 15 anos cujo diagnóstico é decorrente do uso de substâncias psicoativas. O secretário de saúde de Farroupilha, Clarimundo Gründman, explica que este era um projeto antigo e que teve que de ser pausado em função da pandemia. Ele ressalta que o espaço exclusivo para estas faixas etárias trará mais conforto e qualidade no atendimento dos pacientes e das famílias.
O centro contará com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, assistência social, enfermagem, psicopedagogia, médicos e fonoaudiologia. A prefeitura ainda avalia se abrirá concurso para contratação dos profissionais ou se haverá contratação terceirizada via Associação Farroupilhense Pró Saúde.
A obra tem investimento previsto em R$ 1.824.811,41, provenientes dos cofres do município. A empresa vencedora da licitação é a EWM, de Farroupilha. A expectativa é de que os serviços no terreno comecem ainda nesta semana.