A primeira vaga de estacionamento rotativo pago para carregar veículos elétricos foi anunciada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul. A vaga fica no trecho da Rua Marquês do Herval entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos e é destinada exclusivamente para os carros elétricos. O anúncio foi sexta-feira (30), mas os testes já começam nesta semana.
O valor para estacionar o carro nesta vaga é o mesmo da Zona Azul, R$ 4,40 por hora. No entanto, ao pagar pelo tempo de estacionamento, o motorista já terá direito ao mesmo valor em recarga para o veículo. Quando acionado, o equipamento gera um código que deve ser lido pelo aplicativo Rek Parking, o mesmo utilizado para pagar as outras vagas.
Depois de ler o código no aplicativo e indicar o tempo de permanência na vaga, o equipamento libera o cabo de energia para ser conectado ao veículo. Após o período pago pelo motorista, o equipamento se desliga automaticamente.
E, se tudo correr bem, o posto de abastecimento com combustível sustentável em via pública deve entrar em funcionamento por volta do dia 10 de julho. Nesse período de testes, a recarga só vai estar disponível no horário do parquímetro (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e nos sábados, das 9h às 12h).
— Se o período de permanência for renovado pelo aplicativo e o veículo ainda estiver conectado ao cabo de energia, ele volta a ser carregado. Até expirar o tempo ou atingir o abastecimento completo do sistema elétrico — explica Rodrigo Tolves, gerente de Cadastro e Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Trânsito.
A vaga é exclusiva para utilização de veículos elétricos em abastecimento. Quem descumprir a norma, pode ser autuado por estacionamento incorreto.
A instalação de uma segunda vaga para recarregar veículos elétricos já está sendo analisada pela SMTTM. Ficaria na Rua Alfredo Chaves, próximo ao Parque dos Macaquinhos. Conforme Tolves, a secretaria vai avaliar a necessidade, procura e utilização do primeiro ponto.
— O equipamento tem característica de recarga emergencial. A ideia, em princípio, não é que sirva para deixar a bateria plena. Ainda assim, o totem está munido de um impulsionador, que funciona como se fosse uma carga de choque. Mais rápido do que um carregador convencional — esclarece.
Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Rio Grande do Sul e a Serra, registraram aumento de 49% e 40%, respectivamente, nos veículos elétricos emplacados nos dois primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022. No Estado foram 464 novos emplacamentos no período contra 311 do ano passado. Na Serra, com números de municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Gramado, foram 52 em 2023 contra 37 em 2022.