Foi liberado por volta das 7h15min desta quarta-feira (5) o km 181 da BR-116, em Nova Petrópolis. O trecho estava bloqueado desde o dia 16 de junho em função das chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical no RS. O Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (Dnit) previa, inicialmente, a liberação para está sexta-feira (7), mas decidiu antecipar para veículos leves. Caminhões e ônibus seguem impedidos de passar.
Há caminhões e maquinários na pista. O trecho está em meia pista, intercalado no sistema pare e siga para ambos os sentidos, com restrição de horário. A passagem é permitida apenas entre 7h e 17h30min. O trecho seguirá totalmente bloqueado para qualquer veículo no período noturno. Segundo o Dnit, a medida busca garantir a segurança dos usuários. O departamento segue monitorando as condições climáticas da região e não descarta a necessidade de um novo bloqueio em situações de risco.
O fluxo de veículos no trecho da BR-116 foi se intensificando próximo das 9h desta quarta. Em alguns momentos, filas de carro se formaram no local. A sinalização para os motoristas que trafegam no sentido Caxias do Sul - Porto Alegre já é vista logo após a ponte sobre o Rio Caí, na entrada que dá acesso à linha Temerária, em Nova Petrópolis.
No km 181, em uma curva onde ocorreu o desmoronamento, ainda há terra, vegetação e água espalhada pelas laterais da rodovia. Ali é permitido somente a passagem pela pista da direita, no sentido Caxias-Gramado. Na superfície da pista não há rachaduras aparentes.
Um dos motoristas que passou pelo trecho nesta manhã, no sentido Gramado-Caxias, e que precisou ter paciência em função do movimento, foi Guido Wietzke. Morador de Santa Maria, ele e veio com a família para visitar a Serra:
— É cansativo esperar, mas no outro caminho (RS-020 por São Francisco de Paula) há mais desgaste e mais gastos (de combustível). Tomara que arrumem logo esse trecho aqui da rodovia.
Alternativa
Caminhões e ônibus podem acessar a Região das Hortênsias, a partir de Caxias do Sul e cidades do entorno, e seguirem via Rota do Sol. Após, é necessário ingressar na RS-020, que leva a São Francisco de Paula. A partir dali, basta acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.
Outra alternativa é utilizar a RS-452 para acessar Feliz e, a partir daí, seguir em direção ao município de Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir em direção a Nova Petrópolis passando pela localidade de Linha Olinda.