A 31ª edição da ExpoBento e a 18ª da Fenavinho se encerraram neste domingo (18), em Bento Gonçalves. Entre os dias 8 e 18 de junho, circularam pelo Parque de Eventos mais de 260 mil pessoas, que aproveitaram produtos e serviços de quase 500 marcas. Depois desta maratona que deve proporcionar negócios na casa de pelo menos R$ 40 milhões, contabilizando as centenas de transações que a feira continua promovendo após a conclusão, o diretor-geral da 31ª ExpoBento, Bruno Benini, lamentou as condições climáticas que prejudicaram a visitação.
— É verdade que o fator climático infelizmente não colaborou da forma que gostaríamos para o fluxo de visitantes, com as fortes e recorrentes chuvas que acompanhamos nos últimos dias. Mesmo assim, encerramos a edição com avaliação positiva dos números e, sobretudo, da qualidade das experiências que todos tiveram na ExpoBento e na Fenavinho — ponderou Benini.
Essa mesma sensação foi compartilhada pelo coordenador do comitê da 18ª Fenavinho. Rodrigo Valerio, que enalteceu o esforço coletivo da equipe na construção uma festa que teve uma agenda de programação de três meses, centrada no envolvimento comunitário, e que teve a culminância com a realização da Vila Típica, no Parque de Eventos.
— A Fenavinho é um movimento de valorização histórica, cultural e comunitária, que enaltece nossas origens e brinda nosso produto mais emblemático, que é o vinho —disse Valerio, citando as programações do Tortelaço, do Vinho Encanado, da Escolha da Corte, dos Jogos Coloniais e do Desfile Cultural.
Trio de soberanas permanece para a 19ª edição da Fenavinho
Rodrigo Valerio anunciou a permanência do trio de soberanas para a 19ª edição da festa, cuja corte segue com a imperatriz do vinho Ana Paula Cortes Foresti e as damas de honra Thaís Centenaro e Liege Sobirai.
— Com essa decisão, a Fenavinho remaneja o calendário de eventos, fazendo com que cada corte eleita possa participar plenamente do processo de construção da próxima festa, ou seja, acompanhe os trabalhos durante todo o ano, ampliando suas oportunidades de preparação e divulgação, entre outas vantagens — revela Valerio, aproveitando para anunciar, ainda, o concurso da corte da próxima edição para agosto do ano que vem.
Na Fenavinho, também foram comemoradas as expressivas vendas do produto símbolo da cidade. As vinícolas expositoras comercializaram 16,2 mil garrafas de vinhos e espumantes nos 11 dias de programação, consumo cerca de 40% superior à edição anterior.