Debater as transformações do mercado da comunicação é um dos objetivos do 23º Festival Mundial da Publicidade, que se inicia nesta quarta-feira (7), em Gramado. É o segundo ano consecutivo do evento na Serra após uma pausa de cinco anos. A programação terá mais de 40 palestrantes, entre influenciadores e profissionais da área, e mais de 2,3 mil participantes para os três dias - a atração segue até sexta-feira (9), no Recreio Gramadense.
O festival será novamente em formato híbrido e com transmissão pela internet. Alguns dos diferenciais desta edição são oficinas, como sobre Web 3.0, estrutura de projetos para marcas e storytelling de trailer, e as mostras, como A Propaganda do Conteúdo, organizada pela Rede Globo. A CEO do evento, Andressa Martins, destaca a escolha dos palestrantes e atividades, que dão a essência ao festival:
— O festival sempre teve uma pegada diferente. Nós sempre prezamos muito pelo conteúdo. Nosso maior ativo dentro do festival sempre foi o conteúdo. Sempre tivemos a preocupação e o cuidado de ter a melhor entrega para quem vem para o evento. Então, o conteúdo é o que temos de mais valioso.
A programação está dividida em três temas amplos, que são chamados de trilhas: design da inovação, que explora negócios inovadores, analisando tendências e oportunidades; o multiverso da comunicação, que aborda o uso da inteligência artificial; e educação e sociedade, que debate o papel da comunicação no mundo em transformação.
As influenciadoras Bianca Andrade, a Boca Rosa, e Gabi Lopes, repetem a participação no festival como palestrantes. Outras presenças confirmadas entre influenciadores é a da ex-Big Brother Brasil Marcela Mc Gowann, do publicitário Paulo Cuenca e de Matheus Ferreira.
Há ainda representantes da rede social TikTok, de uma grande rede de e-commerce, de uma marca multinacional de cerveja, líderes do Grupo Globo, como Manzar Feres, diretora geral e de negócios em publicidade da empresa, e René Silva, jornalista fundador da ONG Voz das Comunidades.
— Nós viemos da ideia de trazer uma renovação (ao festival). Desde o ano passado, tivemos todo o cuidado para fazer um festival mais diverso, falando bastante da comunicação 360, não apenas de publicidade. Falamos da comunicação como um todo — observa Andressa.
Uma das novidades da 23ª edição do festival fica com a volta do Galo de Gramado, premiação voltada para profissionais de publicidade. Desta vez, como explica a CEO do evento, o troféu volta como uma forma de homenagem para destacar vozes da área.
Programação
Quarta (7)
Trilha Multiverso da Comunicação
10h - O Poder do Podcast: como dar voz à sua marca e gerar resultados surpreendentes. Com Miguel Genovese, Fernando Andrade e Victor Abs.
15h - Phygital e Inovação. Com Leonardo Chebly.
Trilha Educação e Sociedade
11h - Gestão feminina: como desenvolver e reter talentos para obter um mercado mais igualitário. Com Beatrice Jordão, Carmela Borst, Carol Moreira e Natasha de Caiado.
12h - Novas consciências para novas influências. Com Kamilo Camilo.
14h - Quais são hoje as principais habilidades de um líder para a gestão de negócio? Com Pipo Calazans, Erh Ray e Scappini.
17h15 - Para além das marcas: quem dita tendência? Com Marcus dos Santos, Manoela Bordasch, Bianca Venturotti e Gabe Simas.
Trilha Design e Inovação
15h20 - Como nascem projetos verdadeiramente disruptivos. Com Felipe Simi e Luciana Bazanella.
18h15 - Como se destacar na sua comunicação digital. Com Paulo Cuenca.
Quinta (8)
08h - Oficinas sobre estrutura de projetos de conteúdo para marcas, Web 3.0 e conceitos básicos da acessibilidade para publicidade.
11h - Mostra Promo: A Propaganda do Conteúdo.
Trilha Multiverso da Comunicação
12h - Desmistificando a Web 3.0 Com Antonia Souza.
14h - Só vi que era publi no final. Com Bárbara Coura e Marina Lanherr.
15h - Marcas e games. Com Roberto Fabrício, Nyvi Estephan e Matheus Ferreira.
16h - O futuro da publicidade. Com Manzar Feres e Chris Pelajo.
Trilha Educação e Sociedade
17h40 - Female Gaze. Com Bianca Venturotti e Marcela Mc Gowan.
Trilha Design e Inovação
10h - Metodologia e métricas: a comunicação além da criatividade. Com Bernardo Cupertino, Eduardo Schuler e Leonardo Moura.
17h - Publicidade e geração de resíduos. Ana Cortat.
18h20 - Brand Experience: cocriação entre marcas e creators.
Sexta (9)
08h - Oficina de storytelling de trailer.
10h - Mostra O Design brasileiro celebrado a excelência da produção nacional.
17h45 - Cerimônia de encerramento.
Trilha Design e Inovação
11h - Inovação além das buzzwords: como construir projetos digitais realmente inovadores. Com Cairê Moreira.
14h45 - Ecossistema Flow. Com André Gaigher.
Trilha Educação e Sociedade
11h40 - Uma sobe e puxa a outra. Com Chris Pelajo, Andressa Martins, Natasha de Caiado e Helô Santana.
14h - A evolução da tecnologia como desafio e oportunidade para creators. Com Gabi Lopes, André Gaigher e Alex Monteiro.
15h30 - A nova era do marketing de influência. Com Alisson Fernandez e Júlio Beltrão.
16h40 - Influência responsável: a informação como agente de transformação. Com Bianca Andrade e convidados.
SERVIÇO
Quando: 7,8 e 9 de junho
Horário: 8h às 19h
Onde: Recreio Gramadense, em Gramado
Quanto: entre R$ 490 e R$ 1,8 mil
Onde comprar: www.festivalgramado.com.br