O colorido novamente tomou conta do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz em Caxias do Sul. É que neste sábado (20) foi dada a largada para a primeira etapa do projeto Casas da Quebrada, que pretende colorir e fazer intervenções estruturais em dezenas de casas da comunidade até o mês de setembro.
O rapper e educador social Jankiel Francisco Cláudio, o Chiquinho Divilas, idealizador do projeto Mosaico na Quebrada, explica que a iniciativa contemplará, ao todo, 75 casas. Para além da pintura comum e das artes por meio da grafitagem, as moradias também recebem reformas estruturais.
— Inclui, por exemplo, melhorar o acesso principalmente nos becos, em lugares íngremes. Como a gente fala, não é um photoshop (programa de edição de imagens) social, mas, sim, buscar a visibilidade, a dignidade com a arte. Eu falo e creio que em uma década a gente consiga pintar todo o Beltrão de Queiróz — projeta Chiquinho.
Segundo ele, são três etapas. As edições reúnem artistas renomados que emprestam seu talento para alegrar o concreto. Neste sábado, a expectativa era de envolver ao menos 11 grafiteiros, com intervenções em 10 a 15 moradias. Uma próxima ação similar será realizada entre junho e julho, em data a ser confirmada.
Quem foi beneficiado com uma intervenção artística foi o morador Eduardo Mateus Moreira de Castro, 31 anos. Ele conta que a arte no muro da casa da família foi uma ideia amadurecida por cerca de um ano.
— A minha família ainda estava com o pé atrás porque ligavam à pichação, ao vandalismo. Aí o Chiquinho e o (Fernando) Morais vieram com os projetos Muros da Quebrada e Mosaico na Quebrada e começamos a ver com outros olhos. Conhecemos o artista (Kelvin Koubik), ele nos mostrou a ideia e aprovamos. Tem o Pardal, a representação do Ca-Ju, que ajudou bastante (a convencer a família), porque são todos fanáticos aqui em casa. Ficou perfeito — comenta Eduardo.
O diretor de arte caxiense Rafael Lunardon viu o projeto Mosaico na Quebrada nascer. Ele, que mora em Santa Catarina, esteve à frente da identidade visual da iniciativa e, neste sábado, participou fazendo um dos murais.
— Esse mural tem o objetivo de trazer a identidade visual da marca, aquela que vemos na escadaria, para dentro das casas. Essa arte é a Malandra Onca, que faz referência a um felino brasileiro, com cores e formas que vemos na escadaria. Cria essa conexão visual, esse elo — explica.
Moradores têm acesso a serviços de saúde
Juntamente com as ações culturais e artísticas, neste sábado ocorre uma mobilização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no bairro. Na Rua Vinte de Setembro, junto ao Vielas Espaço Cultural, uma equipe da UBS Cinquentenário oferece vacinas contra gripe e calendário de rotina para pessoas de 12 anos ou mais e também contra covid-19 (reforço com bivalente) para pessoas de 18 anos ou mais. As profissionais ainda realizam testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O atendimento começou às 9h e segue até as 16h. A gerente da UBS Cinquentenário e do Consultório na Rua, Sandra Radaelli, avalia que ações como essa aumentam o vínculo com a comunidade.
— Além disso, facilita o acesso destas pessoas à vacinação e aos testes rápidos — complementa.