O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu um caminhão autoescada para resgates em alturas. Na tarde desta sexta-feira (19), 11 militares do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) estiveram no Centro Tecnológico Randon (CTR), na linha Palmeiro, interior de Farroupilha, para testes práticos da nova viatura. A equipe teve noções de manuseio, dirigibilidade do veículo e estabilidade do equipamento.
O caminhão autoescada, da marca Magirus, foi adquirido há cerca de cinco meses pelo governo do Estado por R$ 8,5 milhões. A entrega oficial ocorreu no dia 5 de maio. Após uma semana de capacitação em Porto Alegre, os bombeiros ingressaram na fase de manuseio do veículo.
— A autoescada chega a 42 metros de altura, o que é similar a 14 andares de um prédio. O cesto acoplado na ponta suporta 450 quilos e até cinco pessoas para efetuar resgates verticais — explica o major Lúcio Junes Lemes da Silva, comandante do 5º BBM.
Segundo Silva o equipamento será utilizado em casos para resgate pessoas ou animais, caso as saídas de prédios estejam comprometidas. Com o auxílio de um caminhão-tanque e uma mangueira de 50 metros de comprimento, também será possível conter as chamas por cima. Como o cesto na ponta da escada é articulável, as equipes poderão fazer salvamentos em áreas de declive.
O caminhão ficará na sede de Caxias, mas estará disponível para atendimento nas cidades que abrangem o 5º BBM. Outro caminhão foi entregue para o batalhão de Porto Alegre, porém, tem escada com 60 metros de altura. Os dois equipamentos são únicos no Rio Grande do Sul e foram adquiridos por meio do programa Avançar RS.
“Campo de provas” da Randon oferece espaço para os testes variados
Devido à grandiosidade da escada, os testes foram realizado no CTR. O espaço de 92 hectares foi inaugurado em 2010 para testes exclusivamente dos produtos fabricados pela Randon. Em 2017, a empresa ampliou a estrutura para atendimento dos clientes.
De acordo com o gerente do CTR, Joel Vicente Ciapparini, o espaço conta com solução de engenharias para facilitar no desenvolvimento de testes e de tecnologias, além da validação de produtos. O local conta ainda com equipe de simulação, que prevê o que vai ocorrer no ambiente virtual, antes da construção do protótipo. Há instrumentação do produto para medir nível de força e durabilidade, laboratório para testar todas as possibilidades e uma infraestrutura para fazer a validação, além de posto de combustível e placas de energia solar para testar veículos elétricos.
— Temos pistas que simulam todos os tipos de problemas, com buracos, paralelepípedos, inclinações, enfim. Além de ambientes para frenagem no gelo, na água, na pista seca, entre outros levando o veículo ao limite — complementa o gerente.
Ciapparini destaca que o CTR é o local para que o teste de errado e estes erros possam ser corrigidos, a exemplo da avaliação realizada com o caminhão do Corpo de Bombeiros, uma vez que não seria possível esse tipo de atividade em via pública.