Os motivos são variados, mas o objetivo é um só: deixar Caxias do Sul. É isto que levou 947 pessoas a buscarem o auxílio-mudança, fornecido gratuitamente pela prefeitura, nos últimos cinco anos. O benefício, criado por meio de lei em 2015, concede o transporte de móveis e utensílios domésticos, entre outros materiais e objetos, para famílias que desejam voltar ao município de origem. O serviço, entretanto, é válido exclusivamente para as cidades gaúchas.
O levantamento disponibilizado pela Secretaria Municipal da Habitação revela uma queda na procura pelo serviço após 2020, o primeiro ano de pandemia. O ano, inclusive, alcançou o ápice de procura nos últimos cinco, com 283 mudanças realizadas. Em 2021, foram 163 atendimentos, enquanto em 2022 foram 145 - veja mais abaixo.
Para o secretário de Habitação, Wagner Petrini, a variação nas solicitações tem a ver com o cenário econômico: com a explosão da crise sanitária mundial em 2020, mais pessoas perderam o emprego e a renda, não conseguindo se manter na cidade. Por outro lado, os anos seguintes apresentaram recuperação, o que impactou na procura pelo benefício.
Petrini observa que atualmente os destinos mais procurados são os da Fronteira Oeste, como Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. Entre as justificativas para sair do maior município da Serra está, principalmente, a dificuldade financeira.
— Geralmente, são pessoas que vieram para Caxias em busca de uma vida melhor e que acabaram perdendo o emprego ou não conseguindo manter o custo alto de vida. As famílias não conseguem arcar com as despesas e nos procuram para voltar para as cidades de origem, onde têm casa própria — detalha o secretário.
Na contramão da maioria, Vagner da Silva, 37 anos, buscou o auxílio para Capão da Canoa, no Litoral Norte. Ele conta que a decisão levou em consideração a busca por um local mais seguro para criar os dois filhos e melhores oportunidades de serviço. Silva trabalha com a manutenção de placas solares e soube do benefício gratuito por meio de uma cunhada que também já foi beneficiada:
— O frete estava muito caro. Considero que é um serviço excelente, foi uma bênção para nós — resume ele que fez a mudança para a praia há 20 dias.
Rumo a Rosário do Sul
Desde 2005 em Caxias do Sul, o preparador de matéria-prima Edi Keller, 33, decidiu voltar para Rosário do Sul com esposa Keila e os filhos Juan, seis, e Vitor, 10, para ficar mais próximo dos pais e da avó dele, que vivem em Dom Pedrito.
Outra questão que pesou na decisão de deixar a Serra é uma casa da família que está sendo reformada e poderá ser ocupada pelo casal e os filhos. Em Caxias, eles viviam em um apartamento alugado na área central.
— Vamos embora para Rosário, terminar a reforma e ter uma vida nova — projeta Keller.
A mudança está marcada para esta terça-feira (2). Keila e os filhos viajaram na última sexta-feira (28) e Keller ficou para organizar e fazer o carregamento dos móveis e utensílios no caminhão da Secretaria da Habitação. Ele diz que se surpreendeu com a agilidade do processo:
— Tinham me falado que demoraria de 20 a 40 dias úteis, mas demorou apenas três (desde a solicitação). Foi até de surpresa, porque nem tinha ido atrás das caixas — comenta, acrescentando que poupou cerca de R$ 3 mil em frete particular.
As regras para o auxílio-mudança
Os pedidos de auxílio-mudança podem ser feitos presencialmente na Secretaria Municipal da Habitação, junto ao prédio da prefeitura, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. No momento do cadastro, é preciso ter em mãos documentos como CPF e RG, além dos endereços de origem e destino.
O morador é o responsável pelo desmonte e embalagem dos materiais, bem como o carregamento no caminhão — cada veículo da prefeitura comporta duas mudanças por vez. O único gasto da família beneficiada é com os possíveis pedágios no trajeto. É proibido, por exemplo, carregar máquinas, plantas e animais no caminhão. Os moradores também não podem pegar carona no veículo para seguir viagem até o destino final.
Além disso, o benefício é concedido uma única vez. No caso de desistência, é necessário avisar com antecedência a Secretaria da Habitação pelo telefone (54) 3218-6116.
Número de auxílios nos últimos cinco anos
2018 - 202
2019- 154
2020- 283
2021- 163
2022- 145
2023- 40 até 28 de abril.
Fonte: Secretaria da Habitação de Caxias do Sul.