Entusiasmados e alegres, devotos à Nossa Senhora de Caravaggio encararam o tempo instável para renovar a fé no segundo dia da romaria em homenagem à padroeira, na manhã deste sábado (27), em Canela. Desta vez, a procissão em direção ao Santuário, no interior do município, é composta na maioria por jovens. Isso porque acontece na cidade, a Romaria e Jornada Diocesana da Juventude, com programação voltada a este público. Crianças e jovens de 49 paróquias que pertencem a Diocese de Novo Hamburgo fizeram o trajeto de sete quilômetros do Centro até o Santuário.
O grupo saiu da Catedral de Pedra de Canela por volta das 9h, logo atrás da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, e chegou por volta das 11h15min ao Santuário. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), repassadas à organização do evento, cerca de 15 mil pessoas participaram da romaria.
Ao chegar no Santuário eles participam da Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom João Francisco Salm. A ideia do evento voltados aos jovens é, segundo a organização, buscar o envolvimento deles e levá-los a refletirem sobre a realidade que vivem para desafiá-los a escolher o caminho do bem para seguir. Um dos momentos mais marcantes foi a adoração ao Santíssimo. No encerramento, teve show de rock cristão.
A Romaria Motorizada e de Ciclistas encerra a homenagens a Mãe de Caravaggio neste domingo (28). A saída está programada para às 9h, do ponto tradicional que é a Catedral de Pedra. Antes mesmo do amanhecer, a cidade é despertada pela movimentação de carros e caminhões que vão tomando as ruas no entorno da Igreja Matriz. A organização aponta que frotas inteiras de empresas da região, carros particulares e centenas de motociclistas e ciclistas buscam as bênçãos de Nossa Senhora do Caravaggio.
Na sexta, a estimativa é de que 25 mil pessoas passaram pelo santuário, sendo que alguns fiéis subiram de joelhos a escadaria até o Monumento da Prece e outros fizeram o percurso de pés descalços. O dia foi marcado por manifestações de fé, emoção, e muita oração. Os fiéis participaram da romaria para agradecer, pedir bênçãos e para pagar por promessas feitas à padroeira.