Um drive-thru para receber resíduos recolheu dois caminhões cheios de materiais na manhã deste domingo (2), em Caxias do Sul. A ação, realizada na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, foi organizada pelo coletivo Caxias Lixo Zero, que representa a ONG Instituto Lixo Zero Brasil. Os materiais são resíduos especiais e perigosos, que precisam de destinação especial ou têm difícil reciclabilidade, ou seja, que não são destinados à coleta comum.
Além da reciclagem, o grupo lançou neste domingo a campanha "Não existe fora: meu lixo, minha responsabilidade!", em celebração ao Dia Internacional do Lixo Zero, comemorado na última quinta-feira (30). Com a ação, o objetivo do Caxias Lixo Zero é convidar a população a fazer a sua parte e repensar atitudes em relação à forma com que tratam resíduos, desde a geração até o descarte.
— Por esse motivo, inclusive, que a gente realiza os drive-thrus. As pessoas muitas vezes acham que já separam porque colocam os resíduos no contêiner amarelo e está tudo certo, e não entendem porque fazemos essas campanhas — relatou Victoria Reolon, que é voluntária do Caxias Lixo Zero e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil.
Victoria explica também que o Caxias Lixo Zero irá divulgar um calendário de ações com datas até o final do ano para que as pessoas possam se organizar e juntar os materiais para reciclagem e descarte correto. As datas e outras informações serão divulgadas pelas redes sociais do grupo, através do Instragram @caxiaslixozero. Na página, também podem ser consultados pontos de coleta dos materiais e detalhes sobre a atuação do coletivo. Os resíduos recolhidos são encaminhados para a Cooperativa Paz e Bem, a ONG Engenharia Solidária, o Recanto da Compaixão e os programas de logística reversa.
Resíduos coletados pelo Caxias Lixo Zero:
- Eletrônicos;
- Chapas de raio X;
- Óleo de cozinha usado;
- Isopor;
- Vidros (garrafas e potes de conserva);
- BOPPS (embalagens laminadas tipo salgadinho);
- Cápsulas de Café;
- Esponjas de cozinha usadas;
- Tampinhas plásticas;
- Cartelas (blister) de medicamentos.