A missa das 11h deste domingo (2), na Catedral Diocesana Santa Teresa, no centro de Caxias do Sul, lotou a igreja de fieis, que levaram seus ramos de oliveira para a bênção e para celebração do Domingo de Ramos. A data recorda a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, quando foi recebido por uma multidão com ramos de oliveira. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, da morte à ressurreição.
Durante a homilia (parte da missa reservada para o padre transmitir sua mensagem aos fieis), o pároco Volnei Vanassi pediu às pessoas que guardem os ramos abençoados, mesmo depois que sequem. Segundo a tradição, as plantas são queimadas na próxima quarta-feira de cinzas, que marca o início da quaresma.
— Esses ramos irão secar, mas que sirvam para nos lembrar de nunca secarmos a nossa fé, nossa esperança — aconselhou o padre Volnei, durante a missa.
Programação de Páscoa
Ao final da tarde da Quinta-feira Santa (6), as paróquias irão celebrar a Missa da Instituição da Eucaristia, com o rito do lava-pés, que recorda a última ceia de Cristo. Também ocorre a transladação do Santíssimo, isto é, a procissão da Eucaristia e a colocação em outro espaço, para adoração, para lembrar a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras. Na Sexta-feira Santa (7) é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia, não se celebra missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão de Cristo.
Em Caxias do Sul, será realizada a tradicional procissão do Cristo Morto nas ruas centrais. Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino e São Leonardo Murialdo se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral. Às 15h, os fiéis seguem pela Avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes e nela, no entroncamento com a Rua Sinimbu, ocorre o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Depois, os fiéis seguem pela Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José Gislon e a oração sobre o povo.
A Sexta-feira da Paixão também é o dia em que diversos grupos encenam a Via Sacra. Nos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, acontece a 19ª edição da Via Sacra da Juventude, encenada por mais de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais da Igreja Católica. Em diversas cidades da Diocese de Caxias também estão programadas encenações.
O sábado santo (8) é marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal. No domingo (9) de Páscoa terá dezenas de celebrações nas diversas paróquias e comunidades.