O desenvolvimento sustentável de negócios e da comunidade, o bom relacionamento entre capitalismo e meio ambiente e a responsabilidade socioambiental vão pautar dois dias do evento Líderes Sustentáveis, em Gramado. Nesta terça (21) e quarta-feira (22), mais de 20 palestrantes participam do evento na Sociedade Recreio Gramadense.
O evento traz na programação mais de 20 profissionais que compartilharão seu conhecimento em 14 palestras e três painéis de debate. De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas são esperadas nos dois dias de programação. O propósito do Líderes Sustentáveis é despertar nos gestores de todos os setores o entendimento da importância de temas atuais como sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa (ESG).
Idealizadora da iniciativa, Ellis Chaves explica que o o objetivo é fazer com que exista o engajamento necessário para que um movimento de práticas sustentáveis se inicie a partir de Gramado, trazendo, no futuro, uma nova referência ao município e região, além de gerar impacto positivo para todos.
— Espero que se inicie, a partir desse evento e do Tratado de Gramado (documento que deve ser assinado no evento estabelecendo a intenção de práticas sustentáveis para serem desenvolvidas ao longo dos 12 meses após o evento e criada e assinada pelas lideranças presentes), um movimento que vai trazer a Gramado uma nova referência. Gramado é exemplo no que diz respeito a turismo e eventos, então por que não sermos também referência em sustentabilidade? — provoca.
Sustentabilidade para garantir o futuro
De acordo com Ellis Chaves, muitas pessoas relacionam ESG a uma tendência. No entanto, ela considera que é uma necessidade na sociedade.
— É importante que todos entendam que, se hoje não iniciarmos esse processo de transformação que busca o equilíbrio dos ecossistemas para o futuro, não haverá futuro. Vão sair na frente nos negócios aqueles que se conscientizarem sobre isso e passarem a aplicar essas práticas na gestão — garatne a organizadora.
A palestrante Eliane Davila, que é colíder da filial gaúcha do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, diz que o evento promoverá reflexões sobre lideranças sustentáveis e também promoverá uma imersão em temáticas como ESG e sustentabilidade.
— Vou abordar, na minha palestra, a necessidade de todos os líderes e a comunidade em geral de incorporar as pautas de ESG e sustentabilidade. Existe um processo de elevação de consciência, para que a gente construa uma jornada de sustentabilidade, dentro das organizações, de forma mais genuína — explica.
Para a palestrante, o debate sobre o capitalismo sustentável é pertinente pelo momento e pelo momento de gestão das empresas na contemporaneidade.
— Eu acredito que falar sobre isso vai nos ajudar a realmente colocar uma pauta de sustentabilidade dentro das organizações, não de forma simplista. Queremos que o ESG seja incorporado na estratégia da organização — explica.
— O capitalismo trouxe, nos últimos 200 anos, muitas coisas boas, nos tirou de uma situação de extrema pobreza, mas muita coisa ficou para trás, principalmente a questão da desigualdade. Olhar para o capitalismo sustentável é olhar para a redução dessas desigualdades, equidade de gênero e questões ambientais.
A organização destaca que o encontro é direcionado a todos os setores, mas com enfoque especial no setor público, na iniciativa privada, em organizações da sociedade civil e estudantes universitários. A intenção dos organizadores é incluir o Líderes Sustentáveis no calendário anual de eventos de Gramado, realizando edições anuais para fomentar as discussões em torno da sustentabilidade e práticas ligadas a ESG.
Além das 14 palestras e quatro painéis, uma série de outras atividades também fazem parte da programação, como o lançamento do livro "Negócios que podem transformar o mundo", o pré-lançamento do Selo de Sustentabilidade da Abrasel e a 1ª Conferência Livre, que tem como tema o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Gramado. Os debates serão responsáveis por dar formato ao Tratado de Gramado.
::SERVIÇO:
O que: Evento Líderes Sustentáveis
Quando: 21 e 22 de março de 2023
Onde: Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328 - Centro, Gramado)
Ingressos: a partir de R$ 100, em www.lideressustentaveis.com.br
Programação Completa
DIA 21 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)
::: 9h40min — Introdução às práticas ESG e ODS 2030 (ONU) para empresas do século 21 (Roberto Teitelroit)
::: 10h10min — Case: Jogue Limpo com Restinga (Paulinho Salerno)
::: 11h — Painel A: A Responsabilidade Socioambiental e o Turismo (Marcos Mendes da Rocha, Eduardo Zorzanello, Roberto Teitelroit e Rossana Parizotto)
::: 14h — A importância do ESG no futuro dos Negócios (Ana Rocha)
::: 14h30min — Painel B: Inovação e sustentabilidade na gestão pública (Ike Koetz, Paulinho Salerno, Rossana Parizotto e Ana Lígia Espuny)
::: 15h40min — O papel do jurídico e as boas práticas ESG (Natane Santos)
::: 16h10min — Adoráveis esquisitos: vocês podem fazer a diferença! (Rogério Goés)
::: 16h40min — O crescimento sustentável e a sucessão familiar: o desafio das novas gerações (Maria Julia Bezzi)
::: 17h10min — Conferência Livre sobre Sustentabilidade: Baseada nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ONU), para buscar sugestões de práticas sustentáveis que possam compor um guia que será elaborado após o evento
DIA 22 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)
::: 9h — ESG no turismo: A construção do despertar a nível nacional e internacional (Vicente Atz)
::: 9h30min — Painel CÇ: Questões éticas, legais e de Governança (Natane Santos, Glaucia Terreo, Mariana Bertoja e Patrícia Pletsch)
::: 10h30min — Negócios de impacto social e ambiental (Marcos Mendes da Rocha)
::: 11h — Branding e ESG: marcas como promotoras de mudanças (Gustavo Bauer)
::: 11h30min — Cidades sustentáveis: utopia ou realidade (Rossana Parizotto e Andrea Hermes)
::: 14h — Negócios mais conscientes e sustentáveis (Eliane Davila)
::: 15h20min — O impacto de projetos socioambientais dentro das comunidades (Ellis Chaves e Renan Sartori)
::: 15h50min — Lançamento do livro: Negócios que podem transformar o mundo (Marcos Mendes da Rocha)
::: 16h10min — Pré lançamento do Selo Abrasel de Sustentabilidade (Ana Zago, João Pedro Travi e Jéssica Piffer)
::: 16h30min — Leitura e assinatura do Tratado de Sustentabilidade