O clima instável do último sábado não desanimou os caxienses apaixonados pelo Carnaval. Afinal, o Encontro de Bambas, promovido pela Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, reuniu cerca de mil foliões na Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa. O evento marcou a retomada do Carnaval das comunidades de Caxias do Sul e abre caminho para um novo começo das escolas de samba caxiense, que foram bastante afetadas pela falta de recursos e também pela pandemia.
De acordo com a secretária da Cultura de Caxias, Cristina Calcagnotto, a avaliação do evento é positiva.
— Pelos retornos que tivemos de quem participou, ele foi bem importante para marcar essa retomada, esse recomeço do Carnaval das comunidades. Estamos muito felizes com o resultado — destaca.
Tendas foram montadas na rua para proteger o público das pancadas de chuva. Quem passou pelo Carnaval fora de época assistiu shows e apresentações das escolas de samba da cidade e também pode aproveitar o espaço com feira de artesanato e recreação para as crianças.
Além da diversão, um espaço montado pela Secretaria Municipal da Saúde teve distribuição de preservativos e de materiais informativos sobre infecções sexualmente transmissíveis e sobre os testes rápidos de hepatites B, C, sífilis, HIV e autoteste de HIV.
Ainda segundo a secretária da cultura, a ideia do Encontro de Bambas era de não deixar a chama da festa se apagar.
— Tinham muitas escolas de samba desestruturadas em função dos últimos anos. Nossa ideia é de continuar essas conversas e essa aproximação para programar o Carnaval do ano que vem — explica Cristina.
Agora, o objetivo é construir, em conjunto, o Carnaval das comunidades de Caxias:
— Retomar não vai ser tão rápido, porque os últimos anos e a pandemia desestruturaram as escolas.