No primeiro dia de operação, a concessionária CSG realiza obras na RS-122, entre Caxias e Farroupilha. Cones distribuídos pela rodovia, entre os quilômetros 59 e 69, sinalizam, na manhã desta quarta-feira (1°), para as manutenções do asfalto que acontecem na pista da direita. Caminhões e um rolo compressor fazem o recapeamento do trecho. O trânsito, por volta das 11h, flui normalmente pela pista da esquerda.
O trabalho nesse momento está concentrado cerca de dois quilômetros à frente da região do Samuara e avançam durante a tarde em direção a Forqueta. Os serviços são principalmente para tapar os buracos do trecho e acontecem após a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha assumir a operação dos pedágios de Flores da Cunha, na RS-122, e de Portão, na RS-240. Nesse trecho onde acontecem as obras a responsabilidade era do Daer.
O contrato com a CSG é de 30 anos e estão previstos R$ 3,4 bilhões de investimento nos mais de 270 quilômetros que serão administrados. Se for executado integralmente, o pacote de obras vai revolucionar a infraestrutura viária da região, com 119 quilômetros de duplicações e outros 53 quilômetros de terceiras faixas. As obras obrigatórias incluem ainda a construção de 40 viadutos e 24 pontes, além de 10 quilômetros e meio de ruas laterais, 45 passarelas para pedestres e melhorias em acostamentos.